quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pará registra quase dez vezes mais casos de gripe suína que o Amazonas


Amanda Mota
Da Agência Brasil
Em Manaus


O número de casos confirmados de influenza A (H1N1) no Pará chega a 49, de acordo com a coordenação estadual de Vigilância em Saúde. O Estado lidera a lista de ocorrências da doença na região Norte. O segundo colocado nessa relação, o Amazonas, confirmou a ocorrência de seis casos.
A disparidade entre os números chama a atenção. Isso porque, além de estarem localizados na mesma região geográfica, Pará e Amazonas têm muitas semelhanças em relação às condições climáticas e aos hábitos da população, além de fluxo intenso de trânsito de pessoas entre seus territórios. Os dois Estados são, em termos de desenvolvimento e de contingente populacional, os maiores da Amazônia.

Na avaliação do diretor de imprensa e assuntos sociais do Sindicato dos Médicos do Pará, Luiz Sena, a disparidade entre a ocorrência de gripe A nesses Estados pode estar relacionada à insuficiência de orientação, em particular nos aeroportos do Pará. Para ele, ao reforçar as informações sobre o problema na sociedade, evita-se que infectados deixem de procurar ajuda médica necessária e precocemente. Além disso, Sena lembrou que o Pará tem apenas um hospital de referência para atendimento de casos da doença - o Universitário João de Barros Barreto -, sejam eles de nível moderado ou avançado.

Nenhum comentário: