quarta-feira, 26 de agosto de 2009

São Raimundo e Cristal podem combinar resultados para classificar os dois times

Gerson Nogueira

Por uma dessas coisas que só acontecem no Brasil – como a “máfia do apito” ser inocentada porque a patifaria não é tipificada em lei – os clubes disputantes do Brasileiro da Série D foram informados ontem, com o torneio em andamento, que o desempate para classificação na reta final levará em conta a classificação geral e não apenas os jogos do mata-mata.

Nada que surpreenda num campeonato que já nasceu sob o signo da inutilidade, aparentando ter sido criado exclusivamente para alimentar a vaidade sem limites dos donos do futebol brasileiro. Basta um rápido exercício de lógica para perceber que a Quarta Divisão é uma excrescência. É do conhecimento até do reino mineral que não existem no país 80 clubes com estrutura e em condições financeiras para justificar a criação de tantas divisões. O mais irônico é que justamente as duas divisões mais deficitárias e maltrapilhas são as menos aquinhoadas pela CBF.

Coadjuvantes no banquete do futebol nacional, as séries C e D, que reúnem 60 disputantes, são deficitárias e tecnicamente nulas. Os jogos são disputados em estádios improvisados, sem qualquer segurança ou conforto. A D registrou um índice constrangedor de desistências. O grupo, que era encabeçado pelo Nacional-AM, ficou reduzido a três participantes, desequilibrando a disputa.

O critério de escolha dos participantes deu carta branca às federações, levando a situações esquisitas, como a registrada no Pará, onde o Remo acabou alijado por ter cumprido um péssimo campeonato estadual. No entanto, a entidade máxima havia aberto a janela para que o campeão da temporada anterior fosse escolhido automaticamente. Além de uma questão de direito esportivo: como foi rebaixado de divisão (da Série C), o clube deveria ter lugar assegurado na divisão imediatamente inferior.
Mas o pior de tudo é que a notícia
divulgada ontem pelo diretor técnico de competições da CBF, Virgílio Elísio, praticamente força S. Raimundo e Cristal a celebrarem um arranjo de compadres, que permitirá a classificação de ambos à próxima fase.Para isso, cada um dos times precisa derrotar o outro por 1 a 0 ou 2 a 1. Dessa maneira, um se classifica por mérito e o outro por índice técnico. Se a marmelada não for acordada, um deles será eliminado da competição. Nem precisa ser pitonisa para imaginar o que vai ocorrer.

-----------

Leia mais aqui.

Nenhum comentário: