quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Carlos Martins participa da Conferência Regional de Educação do Baixo Amazonas

Durante o último fim de semana, em Santarém, o deputado estadual Carlos Martins (PT) esteve reunido com professores, alunos e integrantes de movimentos sociais de toda a região do Baixo Amazonas, participando da II Conferência Regional de Educação do Baixo Amazonas, ocorrida no auditório da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Os debates foram organizados pelas quatro regionais do Pará e contou como tema principal os rumos da educação no país.

Estiveram presentes na Conferência: a secretária Adjunta de Ensino, Nei Cristina de Oliveira, representante da Seduc; o coordenador regional do evento, Amilton Sá Barreto; o estudante César Sadala, representando mais de 40 mil alunos da região; Dilmo Seade, representante do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintepp) na região; Rui Guilherme Almeida, representante da Universidade do Estado do Pará (UEPA); Graça Ninos, representante da 5ª URE; e o professor Alípio Gomes da Semed. Os municípios de Jurutí, Belterra, Faro, Terra Santa, Monte Alegre, Curuá, Almeirim, Oriximiná, Prainha, Óbidos e Alenquer estiveram representados na plenária.

“A educação tem evoluído ao longo destes anos, temos visto que o objetivo dos Governos federal e estadual é colocar o Brasil no mesmo patamar dos países desenvolvidos, e para isso têm sido realizadas diversas ações como: reforma e construção de escolas, aquisição de equipamentos, implantação de laboratórios, acesso à internet. Estamos enfrentando o analfabetismo, implantando programa de bolsas de estudo, iniciação científica; capacitando professores fortalecendo a educação em espaços rurais, indígenas e quilombolas, integrando a comunidade às escolas, como está sendo feito no programa Portas Abertas. Estamos trabalhando para garantir o direito à educação de qualidade” enfatizou Martins ao discursar sobre o evento.

A conferência realizou discussões sobre a qualidade da educação na região e abordou, também, a viabilidade das propostas que foram apresentadas, anteriormente, nas conferências municipais.

A Regional é uma preparação para a Conferência Estadual que deve ocorrer no mês de novembro em Belém, e para a Conferência Nacional de Educação, agendada para abril de 2010, em Brasília.
(Fonte: O Estado do Tapajós)

Nenhum comentário: