quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Concursados ganham, mas não levam

Cilícia Ferreira
Repórter

O juiz da Sílvio Cezar Maria, da 8ª Vara da Fazenda Pública de Santarém concedeu mandado de segurança impetrado por cinco candidatos aprovados em concurso público da Prefeitura de Santarém e que não foram chamados a assumirem seus cargos.
Da mesma lavra o juiz Sílvio Maria proibe a PMS de contratar novos temporários e dispensar os exitentes para cujas vagas foram aprovados os concursados. Da decisão cabe recurso ao TJE e por isso os aprovados no concurso não serão efetivados imediatamente.
Ouvida por uma emissora de rádio local, a prefeita Maria do Carmo afirmou que não vai cumprir a determinação judicial para chamada imediata dos concursados que serão efetivados somente a partir de 2010.
O Sindicato dos Profissionais das Instituições Educacionais da Rede Pública Municipal de Santarém (SIPROSAN) fez esta semama um manifesto juntamente com a comissão dos concursados em frente à Prefeitura e a Câmara de Santarém.
Segundo Iracildo Pereira, as reivindicações foram para cobrar do governo municipal o cumprimento do cronograma do concurso público, começando chamar os concursados que passaram para a Várzea; o pagamento da progressão vertical para pedagogos e professores com pós-graduação; o fechamento das bolsas de pó-graduação para os professores, sendo que 40 bolsas constavam no acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e apenas 15 foram efetivadas; o acerto da Lei de Gestão que precisa passar pelas secretarias de Planejamento, Finanças e Administrativa para aprovar o projeto e enviar para a Câmara de Vereadores.
O resultado da manifestação foi a criação de uma comissão mista com representantes do SIPROSAN, concursados, Câmara e do Governo. A comissão se reunirá novamente dia 9 para discutir a questão do concurso público e fazer o acompanhamento do cronograma, fazendo com que o governo assine um documento assumindo esse compromisso.
O sindicato fará um novo manifesto no desfile, do dia 5, da Semana da Pátria. Os manifestantes sairão no grupo dos excluídos.
Outro manifesto também já está programado para outubro caso o Governo não pague a progressão vertical até o dia 5 do referido mês. A comissão vai aguardar o posicionamento da prefeitura para definir a data.

Nenhum comentário: