segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Rinha de galo: paixão que resiste à ilegalidade

Foto: Tarso Sarraf

Rinha clandestina montada no fundo de um quintal de Belém

Banquiva tem apenas 11 meses, mas já vem sendo preparado para se tornar, quem sabe, um campeão. Tem exercícios quase que diários, toma banho de sol regularmente e recebe um cuidado todo especial na alimentação. Daqui a mais três meses começará a treinar para valer e, a partir de 18 meses, aí sim, todo seu preparo de linhagem boliviana será posto à prova. Banquiva é um galo de briga, ou de rinha, como é chamada a modalidade em que galos novos e fortes são postos para combater. Como um boxe, ou um vale-tudo. O animal, cujos antepassados vieram da Bolívia, é um dos cerca de 40 galos de rinha que Nelson (nome fictício) mantém no quintal da própria casa, numa das periferias de Belém.

“É uma paixão que vem desde os meus nove anos”, diz ele. Foi uma história meio por acaso. O menino ganhou uma galinha de uma tia. Pôs no quintal junto a outras e depois foi chamado para separar a ave que já se engalfinhava com todas as outras. “Fiquei alucinado quando vi. Não parei mais”, conta.

FORA-DA-LEI

É uma paixão considerada ilegal, no entanto. No Brasil, as brigas de galo estão proibidas desde 1934, com a edição do Decreto Federal 24.645, que proibia “realizar ou promover lutas entre animais da mesma espécie ou de espécies diferentes, touradas e simulacro de touradas, ainda mesmo em lugar privado”.

O presidente Jânio Quadros entrou para o anedotário popular nos anos 60 por tentar levar a lei ao extremo, como se um presidente não tivesse coisas mais importantes para lidar.

Há também o Decreto Lei 3.688/41 - Lei das Contravenções Penais (artigo 64), que diz que “tratar animal com crueldade ou submetê-lo a trabalho excessivo”. A Constituição Federal, no artigo 225 diz que é incumbência do poder público a responsabilidade de “proteger a fauna e a flora vedadas na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais à crueldade”.

Em 1998, a Lei de Crimes Ambientais fez com que a atividade deixasse de ser apenas contravenção penal para crime. Desde então, os “galistas”, denominação dada para os praticantes desta atividade, tentam alterar a legislação, descriminalizando as rinhas de galo e os rodeios.

É uma luta com poucas possibilidades de vitória, mas que abre margem para decisões contraditórias. Em agosto, o Ibama e a Polícia Federal fizeram uma grande operação e desbarataram rinhas de galos em Teresina, capital piauiense. Ao todo, 140 animais foram apreendidos num supercampeonato que duraria pelo menos cinco dias. O chefe da fiscalização do Ibama no Piauí justificou a ação, afirmando ser proibido maltratar e mutilar animais silvestres ou domésticos. Alguns dias depois, foi noticiado que os 140 galos seriam incinerados. E quem vai punir o Ibama e a Polícia Federal por essa decisão insólita? Brigar não pode, mas ser morto sim...

>> Galos em ação na periferia de Belém. Apesar da ilegalidade, rinhas seguem reunindo adeptos. Nas fotos, detalhes da preparação antes das lutas. (Fotos: Tarso Sarraf)

>> Lutas seguem a atrair apostadores, curiosos e criadores

“A natureza desses galos é de briga. Não tem jeito, você pode colocá-los em qualquer situação que eles irão brigar. É por isso que tem que colocá-los para treinar”, justifica Nelson. O treinamento é feito com proteção à cabeça e nas esporas do galo, para evitar ferimentos. A linhagem paraense é a dos galos Moura, uma raça agressiva por natureza. Tornou-se uma linhagem rara. “Hoje é raro encontrar. Está tudo misturado”, diz.

Os galos são mantidos num local que impossibilite que um veja o outro, se estiverem próximos. Quando isso acontece é confronto certo. “É um instinto. Eles têm que ficar de uma maneira que um não se aproxime do outro”.

A agressividade vem desde pequeno. Os pintos só podem ficar juntos até os sete meses. “Se passar disso, eles se matam de brigar”, diz o criador. E essa agressividade natural atrai apostadores, curiosos, apaixonados e criadores. Campeonatos são feitos na surdina. Envolvem políticos, juízes, empresários.

Com regras e juízes e uma nomenclatura especial para definir equipamentos de treino e golpes usados nas rinhas. Um combate é feito em tempos de 20 minutos, com intervalos de dez minutos para que os animais se refresquem. Depois são mais 20 minutos. Mais quinze de descanso e mais quinze de combate. Há nocautes ( o tuck), fugas e raras mortes. “Quando um juiz percebe que o galo está sem condições de reagir abre uma espécie de contagem”, explica Nelson.

“Em todo lugar tem rinha”, garante ele. Tem na capital e no interior do estado. Em Belém, o Mangueirão das disputas era na Boaventura. Vinha gente do Rio e de São Paulo trazendo seus galos para competir aqui. Os valores das apostas eram altos.

Em junho, o DIÁRIO noticiou que dois homens foram presos em flagrante no bairro da Pedreira, onde funcionava uma rinha de galo, em um local conhecido como “Rinha do Carlinhos Cuba”. Quarenta e cinco animais foram apreendidos. Só este ano, sessenta e nove animais já foram apreendidos nestas circunstâncias.

No criatório de Nelson há alguns destaques. Lombinho, por exemplo. Já participou de três rinhas. Ganhou todas. “Já me ofereceram R$ 1.500 por ele, mas não aceitei”, diz Nelson. Lombinho iria para uma disputa no Maranhão, mas se acidentou ao escapar de Nelson e se atirar na grade de um galo adversário. Machucou a pata. Se não puder mais competir, virará apenas um reprodutor. (Diária do Pará)

19 comentários:

jronaldo disse...

Parabéns, Miguel, pelos esclarecimentos feitos. O Boxe pode a rinha não. Procure saber o que a PF fez com os galos apreendidos.
jronaldo

jronaldo disse...

Parabéns pela matéria Miguel. Boxe pode rinha não!

Procuras saber o destino (fim) dos galos apreendidos?

Anônimo disse...

Rádio fuxico informa:
Alguns do presos na rinha de galo do Ricardo Tolentino: Alex, Otávio,Yuri, Paulo Macedo, Wellington, Kelia...

Anônimo disse...

CLETO LIMA,considerado pelo meio galistico como o maior galista de Santarem,foge da rinha na cara da Policia Federal,Cleto é proprietario de + de 200 galos...

Anônimo disse...

O que leva a escrever tal comentário é o fato do desconhecimento das pessoas sobre o assunto e resultado da última operação realizada pela Polícia Federal na cidade de Santarém. Ai se pergunta: Será que a PF não deveria se preocupar com outras coisas mais sérias que ocorrem na cidade? Será que estes galistas são mesmos os bandidos da cidade como foram tratados? Será que a PF não vê o enriquecimento ilícito de varias pessoas na cidade ocasionadas pelo grande esquema de lavagem de dinheiro? Meu DEUS é o grande comentário na cidade sobre o enriquecimento de fulano e ciclano, todo mundo vê mas somente a PF e a Receita Federal não vêem? Ou será que neste país não se pode mexer com os grandes e sim com o lado mas fraco. Porque quando são pessoas que trabalham honestamente e cometem um ato ilícito estas tem nome e rosto divulgado na imprensa, tem bens confiscados e sua empresa fica com a má impressão, agora quando se trata de peixes grandes é tudo abafado. “A justiça não é cega, ela só enxerga o que quer ver e o que as autoridades impõem”.
Outro fato motivante é o fato de saber que o IBAMA não tem uma política para tratamento e conservação de tal espécie, pois o que se sabe é que quando há uma apreensão desta raça em qualquer parte do país estes são sacrificados. É um fato bem contraditório, porque um órgão que presa pela conservação das espécies da fauna e flora cometer um ato desta natureza é ir de encontro aos seus princípios.
Dói saber que os galistas foram tratados como bandidos nesta apreensão tendo tudo o que tinham em mãos naquele momento confiscados, expostos a humilhação... enquanto os verdadeiros bandidos estão rindo a toa.
A cidade está cheia de traficantes e a droga ta rolando solta mas ninguém vê. Até quando teremos que conviver com esta sociedade hipócrita?

Anônimo disse...

O que leva a escrever tal artigo é o fato do desconhecimento das pessoas sobre o assunto e resultado da última operação realizada pela Polícia Federal na cidade de Santarém. Ai se pergunta: Será que a PF não deveria se preocupar com outras coisas mais sérias que ocorrem na cidade? Será que estes galistas são mesmos os bandidos da cidade como foram tratados? Será que a PF não vê o enriquecimento ilícito de varias pessoas na cidade ocasionadas pelo grande esquema de lavagem de dinheiro? Meu DEUS é o grande comentário na cidade sobre o enriquecimento de fulano e ciclano, todo mundo vê mas somente a PF e a Receita Federal não vêem? Ou será que neste país não se pode mexer com os grandes e sim com o lado mas fraco. Porque quando são pessoas que trabalham honestamente e cometem um ato ilícito estas tem nome e rosto divulgado na imprensa, tem bens confiscados e sua empresa fica com a má impressão, agora quando se trata de peixes grandes é tudo abafado. “A justiça não é cega, ela só enxerga o que quer ver e o que as autoridades impõem”.
Outro fato motivante é o fato de saber que o IBAMA não tem uma política para tratamento e conservação de tal espécie, pois o que se sabe é que quando há uma apreensão desta raça em qualquer parte do país estes são sacrificados. É um fato bem contraditório, porque um órgão que presa pela conservação das espécies da fauna e flora cometer um ato desta natureza é ir de encontro aos seus princípios.
Dói saber que os galistas foram tratados como bandidos nesta apreensão tendo tudo o que tinham em mãos naquele momento confiscados, expostos a humilhação... enquanto os verdadeiros bandidos estão rindo a toa.
A cidade está cheia de traficantes e a droga ta rolando solta mas ninguém vê. Até quando teremos que conviver com esta sociedade hipócrita?

Anônimo disse...

AMIGOS DO TAPAJÓS,
TENHO A CONVICÇÃO DO QUE A BRIGA DE GALOS FAZ PARTE DE UMA TRADIÇÃO E É PARTE DE UMA CULTURA NACIONAL,PRINCIPALMENTE NAS CIDADES DO INTERIOR DO PAÍS.EU NASCI , FUI CRIADO E VIVO NO INTERIOR DE MINAS GERAIS.QUANDO CRIANÇA,COM MEUS 8,9,10 ANOS...ERA COMUM,SAIRMOS DA MISSA DO DOMINGO E PASSARMOS PELO CORETO DA CIDADE PARA ASSISIR COM MEUS PAIS AS TRADICIONAIS BRIGAS DE GARNIZÉS DAS CRIANÇAS E LOGO APÓS, AS BRIGAS DOS GALOS CHINAS DOS ADULTOS.
PARA QUEM NÃO SABE,O NOSSO QUERIDO TANCREDO NEVES ERA UM APAIXONADO POR GALOS COMBATENTES E NEM POR ISSO DEIXOU DE SER UMA PESSOA HONESTA E HONRADA.
MESMO COM A PROIBIÇÃO DO JÂNIO,OS FESTIVAIS,COMO CHAMAMOS AQUI EM MG, CONTINUAM SENDO REALIZADOS.NO ENTANDO,DE 2004 PARA CÁ,PASSOU A SER MARGINALIZADO E PERSEGUIDO.O QUE OBRIGA OS AFICCIONADOS A RELIZAREM FESTIVAIS CLANDESTINOS,O QUE MARGINALIZA AINDA MAIS A CLASSE.
EU QUERO AINDA EM VIDA,PODER VER A LEGALIZAÇÃO E A REGULAMENTAÇÃO DOS FESTIVAIS DE GALOS COMBATENTES.
ATRAVÉS DE UM SITE DE PESQUISA,ENCONTREI A MATÉRIA DO TAPAJÓS SOBRE A PRISÃO DOS GALISTAS EM SANTARÉM...VI UMA RELAÇÃO COM OS NOMES DAS PESSOAS ENVOLVIDAS...UM ABSURDO!!! DANOS MORAIS SEM TAMANHO! AINDA BEM,QUE NELA CONTINHA A PROFISSÃO DOS ACUSADOS,O QUE AFIRMA QUE SÃO TRABALHADORES.TAMBÉM NÃO VI CASOS DE PORTE DE DROGAS OU ARMAS,O QUE REFORÇA A MINHA OPINIÃO QUE OS BANDIDOS,MARGINAIS E ETC NÃO ESTAVAM ALI...
A CULTURA COMANDA AS DIRETRIZES DAS NOSSAS VIDAS...BRIGAS DE GALOS É PROIBIDO. MAS, GRANJAS QUE MATAM MILHÕES FRANGOS/PINTOS PARA O HOMEM COMER,NÃO! BRIGAS DE GALOS É PROIBIDO...MAS,AQUELE CHURRASCO DAS VACAS QUE HOMEM MATA A MARRETADA OU CHÓQUE,NÃO!!! E OS PEIXES,CARNEIROS,BÚFALOS? OS HOMENS TAMBÉM MATAM E NÃO É PROBIDO! O FAMOSO SALAME? SABIAM QUE PENDURAM OS CAVALOS E CORTAM AS PERNAS ,AINDA VIVO E DEIXAM SANGRAR ATÉ A MORTE...DIZEM QUE ESTE ABSURDO É FEITO PARA QUE A CARNE FIQUE MAIS SABOROSA PARA O HOMEM COMER...E NADA DISTO É CRIME E BRIGAS DE GALOS,É?
OS VERDADEIROS MARGINAIS,TRAFICANTES,ASSASSINOS,LADRÕES,ESTRUPADORES E OUTROS DELINQUENTES,VIVEM LIVRES EM NOSSA SOCIEDADE...E,ESPERAMOS POR SEGURANÇA E JUSTIÇA.E NADA!!!
AQUI NO PASSADO TAMBÉM TINHAM AS BRIGAS DE CONFRATERNIZAÇÃO...FAMILIAS EM VISITA A FAMILIARES OU AMIGOS,COMBINAVAM DE FAZER UM BOM GALO COM MACARRÃO...LEVAVAM UM OU DOIS GALOS...O GALO PERDEDOR É O QUE IA PARA PANELA COM O MACARRÃO.
PELO LADO DA MARGINALIZAÇÃO É UM CRIME. MAS SE EU PEGAR UM GALO E PASSAR A FACA NO PESCOÇO E COLOCAR NO MACARRÃO,NÃO É CRIME? MESMO QUE EU COMPRAR FRANGO DE GRANJA E MATAR,TAMBÉM NÃO É CRIME?
NO CONTO ANTERIOR,SE DAVA A OPORTUNIDADE PARA O VENCEDOR CONTINUAR VIVO.GADOS DE CORTE,FRANGOS DE CORTE,CAVALOS DE CORTE,PEIXES E ETC...NÃO TEM OPORTUNIDADES.O HOMEM MATA E COME SEM PIEDADE,PORQUE NÃO É CRIME!
TAPAJÓS,PARABÉNS PELA MATÉRIA E PELA OPORTUNIDADE.
AMIGOS,É FÁCIL SER A PEDRA...DIFÍCIL É SER A VIDRAÇA!
ABRAÇOS AO POVO DO PARÁ!
LUIZ,MINAS GERAIS

LUIZ - MINAS GERAIS disse...

AMIGO,
CASO QUEIRA CONTACTAR-ME :
gmg.br@hotmail.com
LUIZ - MINAS GERAIS
POSTEI MEU COMENTÁRIO SOBRE :

"Rinha de galo: paixão que resiste à ilegalidade"

prma disse...

Rinhas de galo é uma paixão nacional, parabéns Miguel, vamos em frente, no Paraná tem muitos aficcionados, não iremos desistir de crialos nunca. abraço..................

páulo disse...

Rinhas de galo é uma paixão nacional, parabéns Miguel, vamos em frente, no Paraná tem muitos aficcionados, não iremos desistir de crialos nunca. abraço..................

Anônimo disse...

Os Cridores de MG e do Brasil aprovam a materia que esclarece superficialmente a criação de Aves no Brasil.

Anônimo disse...

Porque em paises do primeiro mundo as brigas de galos sao liberadas em respeito as tradicões de uma regão, como na Franca onde a moderna legislacão ambiental, expressamente, protegeu as brigas de galos, enquanto que, em paises do segundo mundo, por acões de quem se intitula defensores dos animais, estas são proibidas. A grande verdade é que esses'"contras" nao tem um úni animal em sua casa, mas condenam aqueles que tem e se dedicam a preservá-los.

Batoque1 disse...

Parabéns, por esclarecer pessoas que criticam sem ter conhecimento de como é, e em quais condiçőes săo feitos os combates. Crio aves combatentes a 21 anos e tento dar a elas as melhores condiçőes possíveis.Também sou lutador e adoro o que faço, mesmo que as vezes tenha que passar a semana inteira com bolsa de gelo nas pernas ou no rosto. É isso que eu gosto, e acredito que o galo de briga seja como eu.Cada um tem um gosto e um instinto, tentem entender isso.O que năo pode săo pessoa trabalhadoras serem presas como criminosos nos năo somos criminosos!!

fabio carneiro disse...

os amigos criadores,todos esses comentarios vêem por ventura mostrar o amor que todos nós criadores temos por nossas aves,se todos tivessem a conciencia de ter uma paixão igual a nossa muitas espécies não estavam em extinção no brasil e no mundo,porque existiam pessoas que preservariam as mesma do desaparecimento,hoje no brasil quem elabora as leis e vigora as mesma sem se quer conhece tal coisa para que essa lei venha servir,ai mora o erro,se tal pessoa que eladoram as leis tivesse crianção de animais ou mesmo fosse uma pessoa ligada ao meio,mais não as pessoas são nomeadas nesse pais conforme favores politicos entre os partidos politicos,assim jamais as coisas vão seguir a logica do correto''politicos'' desde a grecia eles já são corruptos gostam mesmo e de luxo e dinheiro,de guarda dinheiro na meia e cuecas etc...........isso sim eles sabem lidar com esse tipo de situação,mais em relação com os direitos dos cidadâos eles nem sabem como começar a não ser na hora de mendingar votos ai sim eles entram em cena com seus truks de ilusionismo que só quem cai são os mais cegos''pobres''por isso venho em nomes de meus irmãos criadores dizer que uma arte milenar não pode ser extinda por pessoas,levianas que não sabem amar a si propio imaginem ter uma paixão ao não dinheiro ganancia e corrupção

Anônimo disse...

wagner de belem nuca vi tantas pessoas ,enteressadas em acabar com essa cultura que vem a decadas ate pq deveriam acabar tanbem com a matança de frangos de granja que tem um tenpo curto de vida de 25dias no massimo sendo que um galo pode chegar ate a hidade de 2 a10 anos de vida , de acordo com sua raça pom mim se fose uma altoridade ... liberava

marcos matias disse...

parabens pela reportagem, e de grande valor e contem informação esclarecedora para os leigos que criticam o galismo. gostaria que jornalistas como voce entrassem nesta luta junto com os galistas dos brasil, nao e possivel que, pela opiniao preconceituosa de alguns que se dizem "protetores dos animais" (que sacrificam os galos apreendidos), impessa que milhoes de brasileiros expressem sua cultura seus costumes e suas vontades . se eu ou qualquer cidadao brasileiro livre que e, optar ser adepto ao galismo, esta decisao so cabe a nos nao aos "ambietalistas" . para os "protetores de animais" de plantao, se voces acham que briga de galo e covardia vao ate os abatedouros de fragos de granja e vao ver o que e covardia, vao ate as granjas de galinhas poedeiras e verao seus bicos serem arrancados para que nao se multilem ai vao ate o congresso lutar pela proibição das granjas . ou voces tem medo de ficar sem o franguinho de domingo? perseguição aos galistas e discriminação , e negar a cultura do brasileiro, se voces ("protetores dos animais") tem o direito a nao serem galistas porque eu nao tenho o direto de ser que democracia e essa? obrigado pelo espaço, galistas do brasil mostrem suas caras nao somos criminosos apenas somos apaixonados pro este esporte milenar e cultural, vamos a luta nem deixemos nossa cultura de lado pela pressao impostas por estes galofobicos. um grande abraço a todos e ate a proxima oportunidade.

marcos matias disse...

parabens pela reportagem, e de grande valor e contem informação esclarecedora para os leigos que criticam o galismo. gostaria que jornalistas como voce entrassem nesta luta junto com os galistas dos brasil, nao e possivel que, pela opiniao preconceituosa de alguns que se dizem "protetores dos animais" (que sacrificam os galos apreendidos), impessa que milhoes de brasileiros expressem sua cultura seus costumes e suas vontades . se eu ou qualquer cidadao brasileiro livre que e, optar ser adepto ao galismo, esta decisao so cabe a nos nao aos "ambietalistas" . para os "protetores de animais" de plantao, se voces acham que briga de galo e covardia vao ate os abatedouros de fragos de granja e vao ver o que e covardia, vao ate as granjas de galinhas poedeiras e verao seus bicos serem arrancados para que nao se multilem ai vao ate o congresso lutar pela proibição das granjas . ou voces tem medo de ficar sem o franguinho de domingo? perseguição aos galistas e discriminação , e negar a cultura do brasileiro, se voces ("protetores dos animais") tem o direito a nao serem galistas porque eu nao tenho o direto de ser que democracia e essa? obrigado pelo espaço, galistas do brasil mostrem suas caras nao somos criminosos apenas somos apaixonados pro este esporte milenar e cultural, vamos a luta nem deixemos nossa cultura de lado pela pressao impostas por estes galofobicos. um grande abraço a todos e ate a proxima oportunidade.

Unknown disse...

OLA!!! SOU DE TERESINA PIAUI OS GALOS QUE FORAM APRENDIDOS AQUI FORAM MORRENDO AOS POUCOS* EOUTROS FORAM PRA EMBRAPA DIZEM QUE VAI ESTUDAR O COMPORTAMENTO DELES*DICERAM AMIDIA AQUI NO PI..QUE IRIAM TIRAR A AGRESSIVIDADE E NÃO IAM MAIS BRIGARR PODE UMA COISA DESSA**

Anônimo disse...

BOXE nem tanto, e o VALE TUDO, que agora é denominado como MMA - MISTURA DE ARTES MARCIAIS, isso sim é um verdadeiro crime. Homens se mutilando, correndo riscos de contrair doenças infecto contagiosas tudo pelo dinheiro!!!!

PERGUNTA-SE:
O que o IBAMA faz con tds os GALOS DE BRIGA que eles apreendem nas rinhas???GAIOLAS para guardar todos os galos apreendidos eles ñ tem, isso é fato!!!Então o que eles fazem com esses galos????Com certeza, os galos são sacrificados.

COLOCA-LOS PARA COMBATER Ñ PODE, MAIS SACRIFICAR OS GALOS PODE???ISSO NÃO É EXTERMINIO????

DOIS PESOSO E DUAS MEDIDAS, ESSE IBAMA É UMA PIADA!!!!

NINGUEM ENSINA GALO A BRIGAR, É DA NATUREZA DO ANIMAL COMBATER ENTRE SI.