Cilícia Ferreira
repórter
Santarém tem cerca de 1000 famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família do Governo Federal bloqueados pelo Ministério do Desenvolvimento Social. A informação foi obtida com exclusividade por O Estado do Tapajós junto a auditores do MDS em Brasília.
O Programa Bolsa família do Governo Federal teve 430 mil benefícios bloqueados em todo o país. Em Santarém o número chega a aproximadamente 1000 famílias com os benefícios suspensos.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social, as famílias do município que receberam os benefícios são: Julho - 21.273; Agosto - 21.313; Setembro - 21.099
A advogada Ana Elvira Alho Teixeira, secretária de trabalho, informou que a Semtras só tem autonomia para fazer o cadastro das famílias. A avaliação e liberação do cadastro competem ao Ministério do Desenvolvimento Social.
Os bloqueios ocorreram devido à desatualização cadastral ou porque o Governo Federal detectou em cruzamento com os órgãos competentes pelo cadastro, a falta de adequação das famílias no programa. Os critérios que o Governo avaliou para bloquear foram: o aumento de renda per capita da família e algum membro da família ter carteira assinada , a infrequência escolar e os filhos não estarem com a carteira de vacinação em dia.
O recadastramento será até dezembro deste ano, para os casos de desatualização cadastral, e pode ser feito na SEMTRAS sendo disponibilizadas 130 senhas por dia, de segunda a sexta. Nos outros casos os benefícios serão cancelados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário