quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Bolsa Família suspende mil benefícios em Santarém

Cilícia Ferreira
repórter


Santarém tem cerca de 1000 famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família do Governo Federal bloqueados pelo Ministério do Desenvolvimento Social. A informação foi obtida com exclusividade por O Estado do Tapajós junto a auditores do MDS em Brasília.
O Programa Bolsa família do Governo Federal teve 430 mil benefícios bloqueados em todo o país. Em Santarém o número chega a aproximadamente 1000 famílias com os benefícios suspensos.
De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Social, as famílias do município que receberam os benefícios são: Julho - 21.273; Agosto - 21.313; Setembro - 21.099
A advogada Ana Elvira Alho Teixeira, secretária de trabalho, informou que a Semtras só tem autonomia para fazer o cadastro das famílias. A avaliação e liberação do cadastro competem ao Ministério do Desenvolvimento Social.
Os bloqueios ocorreram devido à desatualização cadastral ou porque o Governo Federal detectou em cruzamento com os órgãos competentes pelo cadastro, a falta de adequação das famílias no programa. Os critérios que o Governo avaliou para bloquear foram: o aumento de renda per capita da família e algum membro da família ter carteira assinada , a infrequência escolar e os filhos não estarem com a carteira de vacinação em dia.
O recadastramento será até dezembro deste ano, para os casos de desatualização cadastral, e pode ser feito na SEMTRAS sendo disponibilizadas 130 senhas por dia, de segunda a sexta. Nos outros casos os benefícios serão cancelados.

Nenhum comentário: