sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pará vai se industrializar?

Lúcio Flávio Pinto

O Pará é o eixo de uma luta pelo controle da maior empresa privada nacional, a Vale do Rio Doce. De um lado, o presidente Lula. De outro, o executivo Roger Agnelli. O empresário permaneceu no seu posto, mas seu poder encurtou. Das negociações pode resultar a primeira grande siderúrgica paraense.

Março de 2010 pode vir a ser uma data histórica para o Pará. É quando o governo federal pretende inaugurar as eclusas da hidrelétrica de Tucuruí, uma das maiores em todo o mundo. A obra se arrasta há três décadas e já consumiu mais de um bilhão de reais, 80% aplicados durante os dois mandatos do presidente Lula. Todos os últimos presidentes deixaram de cumprir a promessa feita de restabelecer a navegação no rio Tocantins. Ela foi interrompida na segunda metade da década de 70, 350 quilômetros a sudoeste de Belém, para a construção da quarta maior hidrelétrica do mundo (a maior de todas inteiramente dentro do território nacional porque Itaipu é binacional).

Leia mais aqui.

Um comentário:

Gelvânio de Freitas disse...

Fora os famosos presentes no VI Fórum de Governadores da Amazônia Legal, um bate-papo nos bastidores da imprensa local rendeu o que falar, sob a passagem da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT). Blogs, sites e até mesmo programas locais (ao vivo) comentaram sobre o caso.

Acompanhem os links principais:

"blog Acai com Jabá - jornalista Ney Pantaleão"
http://neyzinho.blogspot.com/2009/10/eles-estao-solta-mas-nos-estamos-de.html

"blog Meca da Notícia - jornalista Dione Amaral"
http://mecadanoticia.blogspot.com/2009/10/no-twitter-do-ney-pantaleao.html


Obrigado pela atenção.