sábado, 3 de outubro de 2009

Santarém discute UFOPA na segunda-feira

Na segunda-feira (05), o auditório da UFPA (Universidade Federal do Pará) recebe um painel sobre a instalação Universidade Fedeal do Oeste do Pará(UFOPA), a partir das nove horas. O evento terá abertura pelo Senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), autor do requerimento do painel em Santarém e relator do projeto 179/09 no Senado Federal. Durante a programação, o futuro reitor da UFOPA, Dr. Seixas Lourenço, irá fazer uma apresentação da proposta de criação da nova universidade.
Alguns dados surpreendem. A Ufopa ira oferecer oportunidade para ingresso de milhares de jovens no ensino superior, beneficiando diretamente ao menos 18 municípios abrangidos pela nova Universidade, na região Oeste do Estado. O investimento para criação e implantação é R$124 milhões de reais.
Inicialmente, assim que criada, a UFOPA terá vaga para mais de dois mil estudantes em cerca de 50 cursos. Porém, em dois anos, até o final de 2012, a UFOPA já deverá atender mais de dez mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação e mestrado.

O quadro de funcionários terá cerca de 800 servidores. Serão incorporados os atuais do campus da UFPA e UFRA de Santarém, além de realizar brevemente um concurso para preenchimento das vagas. "Para definirmos o concurso e definitiva instalação, precisamos aprovar o projeto, o que vem ocorrendo de forma acelerada no Congresso", aponta o futuro reitor da Ufopa, Dr. Seixas Lourenço.

Nenhum comentário: