terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sem recursos, São Raimundo-PA usa fanatismo para fazer história

ESPN.com.br com Agência GE

Mantido com recursos oriundos do próprio clube, da prefeitura e do governo estadual, o São Raimundo protagonizou o futebol paraense nesta temporada de 2009. Somado ao sucesso no campeonato estadual, em que terminou com o segundo lugar ao ser derrotado na final pelo Paysandu, o Pantera Negra de Santarém conquistou o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro com um dos menores orçamentos mensais de toda a competição: apenas R$ 60 mil de salário para todo o elenco.

A escassez de recursos atrapalhou o São Raimundo durante sua trajetória vitoriosa na Quarta Divisão do futebol nacional. A falta de verbas obrigou o time a abdicar de conforto e, até mesmo, de jogadores reservas durante os jogos na competição nacional.

"O deslocamento todo foi feito em condições abaixo de uma equipe profissional. Fomos mal acomodados e, inclusive, levamos poucos jogadores. Em Macapá, nas partidas contra o Cristal (durante primeira fase, terceira e quarta), levamos apenas 15 jogadores por causa da questão financeira", comenta o técnico da equipe Lúcio Santarém, em entrevista à Gazeta Esportiva.Net. Terceiro comandante da Pantera na competição nacional, o treinador, há quase dois meses no cargo, mostrou confiança no futuro da equipe alvinegra.

"As coisas foram acontecendo de uma forma gradativa. O São Raimundo foi subindo de fase para fase. Mas, atualmente, temos condições de encarar qualquer equipe", orgulha-se Santarém. "Concluímos apenas uma parte e agora se abriu a possibilidade de nós sermos campeões. Ainda acham que o São Raimundo uma zebra, principalmente por jogar no norte, mas temos uma equipe muito forte e motivo de orgulho para a cidade", avisa o comandante, repassando o favoritismo aos três adversários das semifinais.

Outro incentivo apontado como decisivo para o sucesso da equipe são as 'orações' de uma torcedora fanática. Lucinda Pereira, 58 anos, é uma personagem conhecida por todas as ruas da cidade de Santarém, localizada a aproximadamente 1.440 km da capital paraense, Belém. Contudo, a 'fama' de Lucinda abrange, especialmente, o ambiente futebolístico do município.

Torcedora fanática do São Raimundo, a senhora mantém uma relação direta com os jogadores da equipe, algo incomum no mundo do futebol profissional. Em dias especiais, a fã convida os atletas a comerem uma tapioca em sua residência e tomarem um cafezinho, sempre ministrando uma palavra de apoio ao elenco de jogadores.

"Desde que me conheço por gente torço pelo São Raimundo. Aproximei-me da equipe em 2004, quando me aposentei e passei a ter contato com os jogadores. Muitas pessoas queriam fazer isso, mas não podem. Eu tenho o privilégio de viver esse dia-a-dia com os jogadores e agradeço muito", declara a fanática e simpática torcedora, detentora de um São Raimundo, o santo-padroeiro da equipe e presença constante nos braços da Professora Lucinda, nas partidas.

A força originada pelas orações desta torcedora fanática inspirou o São Raimundo durante toda a temporada. Entretanto, o crescimento da equipe dentro de campo ocorreu após a chegada do treinador Lúcio Santarém, o terceiro durante as disputas do Campeonato Brasileiro da Série D. A bela campanha em 2009 garantiu a Pantera de Santarém em três competições para a próxima temporada: o Paraense, a Copa do Brasil e a Terceira Divisão do nacional.

Um comentário:

Anônimo disse...

O que eu acho engracado e o seguinte o saao raimundo convoca a torcida, a torcida comparece em grande numero, o que nao da pra entender e que o estadio praticamente lota, e a renda e pouca o numero de pagantes e pouco, e o restante do dinheiro cade, acho eu que a renda nao esta sendo divulgada toda, o publico correto sao esta sendo divulgado correto. poxa sou torcedor do sao raimundo, eu entendo que as coisas nao sao faceis, tenho contribuido pagando meu ingresso nos jogos do pantera. e os patrocinadores, cade o dinheiro deles, da prefeitura cade o dinheiro, e da venda dos ingressos cade o dinheiro? creio eu que a diretoria tem que dar satisfacao para o torcedor para e prestar conta com o torcedor pois nos somos os mais interessados no sucesso do time. era ruim se agente nao fossemos ao estadio apoiar o time. mais o sao raimundo ganha dinheiro atraves de tudo isso! e ainda nao tem dinheiro? claro que precisamos de mais apoio financeiro, acredito nisso.
gostaria que a diretoia desse uma satisfacao sobre isso.