quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Vaga-Lume faz congresso de bibliotecas comunitárias em Santarém

Começa amanhã (15/10) em Santarém, o 4º Congresso da Associação Vaga Lume que envolve municípios da Amazônia Legal. A abertura será às 9h20 no Hotel Barrudada Tropical. O município foi escolhido para sediar o encontro pelo destaque nas atividades desenvolvidas nas bibliotecas comunitárias da Vaga Lume que foram implantadas em comunidades da região, através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED.
O congresso tem como foco a juventude e visa a formação de novos mediadores de leitura. Devem participar 120 pessoas dos 20 municípios da Amazônia Legal Brasileira, entre mediadores já capacitados e jovens que estarão participando da formação pela primeira vez.
O tema principal do congresso é “Juventude Brasileira”. Durante a programação serão desenvolvidas diversas temáticas: gestão de bibliotecas comunitárias, formação de jovens multiplicadores, captação de recursos, ética e manual do voluntariado
Na segunda-feira, 19, haverá um momento de campo. Todos os participantes vão para a Escola Municipal Antonio Pedroso, em Alter do Chão, para desenvolver atividades práticas de pesquisa e mediação de leitura. A escola de Alter foi escolhida por ter sido a primeira a receber uma biblioteca Vaga Lume no município de Santarém. Essa atividade será desenvolvida no horário da tarde.
O evento acontece até o dia 20 de outubro. Os palestrantes vem de São Paulo, onde fica a sede da Associação Vaga Lume. Para a abertura do Congresso estará em Santarém a presidente da instituição, Sylvia Guimarães.
(Fonte: PMS)

Nenhum comentário: