terça-feira, 10 de novembro de 2009

Comunitários do Arapiuns que se autodeclaram índios queimam balsas de madeira

Foram incendiadas hoje à tarde as duas balsas que estavam apreendidas desde o dia 12 de outubro, na praia do Pedrão, no Arapiuns, quando começou o protesto de comunitários e lideranças que se autodeclaram indígenas da região do Maró contra a exploração ilegal de madeira na gleba Nova Olinda.

Foto: Miguel Oliveira. Direitos Reservados.

3 comentários:

Anônimo disse...

BANDO DE CRIMINOSOS!! BANDIDOS!! ISSO É CRIME, VANDALISMO!! DAQUI A POUCO ESTÃO MATANDO PESSOAS TB E NINGUÉM FAZ NADA!!!!!

Anônimo disse...

Lamentável que nosso governo tenha deixado isso acontecer!
Tanta madeira ILEGAL circulando por ai e vão justamente queimar uma que estava explorada legalmente, proveniente de Projeto de manejo que foi autorizado, que esta sendo executado realmente? Tantos projetos fantasmas que existem só para circular crédito de papel, e quem o faz e o executa paga este preço ai que o Brasil esta vendo: toras e toras viraram cinza.
Lamentável que o setor empresarial seja sempre o punido. Infelizmente tudo irá continuar na mesma situação, pois a definição de área indígena independe do poder que eles tanto falam que os empresários possuem e sim de reconhecimento da Funai, que por sinal emitiu certidão para o Estado do Pará em 1999 garantindo a NÂO existência de índios na região e autorizando o governo do estado para fazer a regularização fundiária da mesma, o que esta sendo feito por sinal e satisfaz 11 das 14 comunidades ali existentes ao entorno da gleba nova oinda I.
Quem esta por trás destas 3 comunidades que querem ser índios? Quais os interesses?
Lembrando que reserva indígena passa a ser patrimônio da humanidade, acooordem, o Brasil esta virando só reserva e a nossa Amazônia esta indo embora aos poucos!!!
Quem forneceu toda aquela gasolina para atear fogo na madeira? Quem será indiciado pelo crime? Quem será preso pela baderna? Quem irá responder por este ato absurdo que aconteceu?
Porque as ONGs não estão divulgando este ocorrido? Por quê?
Cadê o discurso deles de defesa da floresta? Isso é defesa? Queimar 1500m3 de madeira nativa? Isso é defesa da floresta será? Incrível, lamentável, absurdo, revoltante!

Anônimo disse...

E UMA PENA QUE CERTOS JORNALISTA, NÃO RELATAM A VERDADE.ANTE DE TENTA DEMEGRE AS PESSOAS , DESSE UMA OLHADA AO SEU REDOR,ANALIZASE COMO INICIEI MEU TARBALHO, AGRANDES RUMORES QUE HOUVE UM GRANDE DESVIO DE DINHEIRO PUBLICO,PARA FINANCIA JORNAIS GRAFICAS ETCS. NO ANTIGO GOVERNO.GOSTSRIA DE PERGUNTA A POPULAÇÃO DE SANTAREM SE UMA PESSOA DO INTERIOR NÃO PODE SER FUNCIONARIO DA PMS.OUTRO ESSES DEFESSORES DA AMAZONIA DEVERIA SER RESPEITADO POR ALGUNS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.FALE A VERDADE INFORNE A POPULAÇAÕ DE NOSSA CIDADE COMO ESSE JORNAL TINHA GRANDES VALOR NO GOVERNO DO EX-PREFEITO.