quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Hospital regional: mudança depende de tomada de consciência

Emanoel Santos

Bem sabemos na mão de quem está a saúde em Santarém, e ao que tudo indica esse mal que assola nossa cidade no que se refere a má administração dos hospitais públicos se alastra como um câncer e vai contaminando até mesmo os órgãos que deveriam servir de referência no tratamento de pessoas que vivem (e não raramente morrem) em Santarém e vai continuar ser alastrando a menos que a população local tome a consciência de que somente ela pode mudar essa situação, do contrário, muitas pessoas continuarão sendo obrigadas a sair de Santarém em busca de tratamento.

Sou um exemplo claro dessa situação. Tive de deixar Santarém porque minha esposa não encontrou na cidade o tratamento necessário para uma doença crônica. Minha mãe também precisou ir para São Paulo em busca de tratamento, quando pelo tamanho e estrutura fisica existente no Hospital Regional o oeste paraense poderia ter um atendimento digno.

Basta conversar com funcionários do Hospital para se ter uma noção básica da situação em que se encontra o mesmo. Não faltam relatos de como algumas pessoas, dentre as quais médicos forasteriros e de Santarém, sob as asas de políticos inescrupulosos, formaram um grupo onisciente, onipresente e onipotente que toma decisões a frente do hospital, levando em conta apenas interesses pessoais, sem se importar um pouco que seja com a saúde de milhares de pessoas que sobrevivem em todo o oeste paraense. Dessa forma quem concorda com o grupo passa a fazer parte do mesmo, quem discorda é sumarimente desligado, inclusive pessoas aprovadas em concurso público da Sespa.

Mesmo com muitas dificuldades, minha família pôde sair de Santarém em busca de tratamento e graças a Deus, as coisas andaram e a saúde, bem maior de todo ser humano esta aos poucos sendo estabelecida.

Mas e quem não podem? Estarão essas pessoas condenadas a sofrer com a falta de assistência médica? ou até mesmo morrer a míngua a espera de uma consulta que pode levar meses para ser feita, ou ainda a espera do resultado de um exame do qual depende um diagnóstico preciso?

São perguntas que deveriam ser feitas por todos os precisam do Hospital Regional. 2010 está chegando e com ele as eleições para o governo do estado, então mais uma vez teremos os debates sobre a situação da saúde, em que os dois grupos que disputarão a eleição mutuamente se acusarão de responsáveis pela situação precária em que se encontra a saúde em Santarém e mais uma vez a população vai ter de escolher, mas será uma escolha dificil, pois bem sabemos, o que cada um dos grupos fez quando estava a frente do executivo estadual.

Nenhum comentário: