terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Cobertura de luta de Erick Jennings no vale-tudo provoca críticas ao Blog do Estado'




Miguel Oliveira

Me vejo na obrigação de prestar alguns esclarecimentos sobre a cobertura que este Blog do Estado e o twitter deram à luta do médico Erick Jeninnigs contra David, o Predador, no 'vale-tudo' realizado sábado último, no Kanecão.

Alguns leitores tentam atribuir a este Blog a responsabilidade pelo mau exemplo que este tipo de competição possa causar perante crianças e adolescentes, esquecendo de avaliar que apenas fizemos a cobertura de uma luta que, pelos personagens envolvidos, se transformou em uma importante notícia.

Para estes exigentes leitores, adianto que não concordo com esse tipo de luta e que esse tipo de competição, por exemplo, não tem sua publicidade veiculada neste blog e nem no jornal O Estado do Tapajós. Essa é uma decisão comercial.

Mas, editorialmente, não vejo porque não noticiar uma luta. Até para mostrar sua violência. Uma pedagogia às avessas. Mas é o que está ao nosso alcance.

Reproduzo texto que postei no Blog do Paju sobre a vitória de Erick. O meu posicionamento é muito claro, como o leitor poderá conferir abaixo:


Vou discordar, não para provocar polêmica.
Disse ao Erick, ontem à noite, quando trocamos telefonema, que não concordo e nem concordarei que alguém, como perfil pacifista e humanista como o dele, vá subir a um ringue, feito besta-fera.
Mesmo que me digam que a violência física é menos pior do que a violência psicológica ou moral, vê o Erick no hexágono, embora tenha ido lá por pura curiosidade e a serviço do Blog do Estado, me deixou em profundo desconforto, tanto que minha esposa Rejane, amiga de Erick desde a infância, sentiu-se mal.
Não comemoro o resultado da luta. O Erick tem o meu apreço por outras qualidade que possui.
Não condeno quem luta no vale-tudo, cada um tem o livre arbítrio de praticar o 'esporte' que deseja.
Meio cafona, ainda cutivo alguns valores que aprendi em minha curta passagem pelo tatami de karatê, ainda na infância. "O uso da força física é permitido apenas para defesa pessoal".
Desejo toda a sorte do mundo ao Erick. Só ele pode revelar o que esteve presente em sua mente ao subir naquele ringue. Respeito sua decisão, mas faço-lhe um pedido: use suas mãos apenas para salvar vidas.

Um afetuoso abraço do
Miguel Oliveira

Nenhum comentário: