quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Concessionária de energia dá dicas de segurança para festas de fim de ano


Final de ano, tradicionalmente um período de grandes festas, sejam elas nos balneários, nas ruas, nas tradicionais casas de show e eventos. Também é um período no qual se viaja bastante. Com isso, o consumo da energia elétrica, dispara, Seja no aumento do consumo nos balneários, na segurança com a eletricidade, ou até mesmo na casa durante o período de férias, ou seja, de ausência de casa. A concessionária de energia, através do Departamento de Segurança do Trabalho, vem orientando o consumidor para que aproveite bastante sua festa, com segurança.

Os fogos de artifício apesar de embelezar as nossas festas de fim de ano, são muito perigosos. Podem causar queimaduras se não usados corretamente. Mas o cuidado maior é o uso deles perto da fiação elétrica. Preste atenção: Não solte os fogos de artifício perto da rede elétrica. O que pode acontecer é o rompimento de cabos, curtos-circuitos, e conseqüentemente a interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Já as tradicionais festas, em casas de shows espalhadas pela cidade, em particular o Show de Fogos na virada, na Orla de Santarém e em Alter do Chão, a atenção é redobrada. As festas de rua são de grande repercussão, chamam atenção para os cuidados com a segurança em relação aos acidentes elétricos, pois como aumenta a demanda por energia elétrica, as pessoas recorrem às ligações irregulares, os famosos 'gatos'. Essas ligações podem provocar sérios acidentes. Qualquer faísca causada por um curto-circuito pode se espalhar rapidamente e provocar grandes incêndios... Ou seja, qualquer descuido pode levar a um acidente de grande proporção.

A orientação é que os organizadores das festas evitem fazer essas ligações irregulares temporárias durante o período, seja a festa pequena, média ou de grande porte. Essa irregularidade tem se configurado como algumas das principais causas de sobrecargas, oscilações e até acidentes, que deixam vítimas, danificam equipamentos eletroeletrônicos, provocam incêndios e interrupções do fornecimento de energia. Com isso, todos os consumidores acabam, de uma forma ou de outra, vítimas das ligações irregulares.

O procedimento correto para quem for organizar esse tipo de festa é solicitar junto a
concessionária de energia uma ligação provisória, na Agência mais próxima levando em mãos seu RG, CPF e os dados da unidade consumidora que vai fazer o pedido ou ligar para o Call Center. No ato da solicitação, além dos documentos necessários, o consumidor deve informar a relação dos equipamentos que serão utilizados no evento. Essa informação dos equipamentos é muito importante para que não haja sobrecarga na rede e o cliente possa fazer a sua festa com tranqüilidade.

Em caso de viagem, a orientação é que a pessoa desligue todos os equipamentos eletrônicos, inclusive a geladeira. Esse procedimento é muito importante, pois caso ocorra alguma falha no sistema, alguns equipamentos podem entrar em curto-circuito e, em alguns casos, evoluir para um incêndio ou queima.

A Agência de Atendimento da concessionária de energia, em Santarém, retorna com suas atividades normais na segunda-feira, 04, no horário normal, de 08h às 14h. Funcionando o Call Center, através do 0800 091 0196.

Nenhum comentário: