O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou hoje que às 16h desta segunda-feira (1º) vai anunciar o parecer do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis) sobre a licença ambiental para a instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará.
"Com certeza esta será a licença que terá o maior número de exigências da história. A empresa terá que gastar cerca de R$ 1, 5 bilhão em projetos de mitigação [ações para conter danos ao ambiente]", disse o ministro.
As declarações foram feitas durante um evento no Instituto Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro.
Datas para o imbróglio
Há duas semanas, o ministro havia declarado que a autorização para a instalação da usina seria dada em fevereiro.
No entanto, não era a primeira data anunciada pelo governo para a concessão da licença. Ao longo do ano passado, vários prazos foram dados, sendo que o governo chegou a trabalhar para realizar o leilão de concessão para se construir a usina em dezembro.
Minc destacou que, se não fossem feitas as correções no projeto original, pelo menos cem espécies de peixes poderiam ter sido extintas.
O ministro defendeu a ação do Ibama no licenciamento de projetos de infraestrutura. Segundo ele, desde que assumiu, há um ano e sete meses, foram emitidas 40% mais licenças do que em igual período anterior.
"Vamos sempre procurar agilizar, mas sem perder o rigor", frisou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário