segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Minc anuncia hoje "exigente" parecer sobre hidrelétrica de Belo Monte

Folha Online

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, informou hoje que às 16h desta segunda-feira (1º) vai anunciar o parecer do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais Renováveis) sobre a licença ambiental para a instalação da usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, no Pará.

"Com certeza esta será a licença que terá o maior número de exigências da história. A empresa terá que gastar cerca de R$ 1, 5 bilhão em projetos de mitigação [ações para conter danos ao ambiente]", disse o ministro.

As declarações foram feitas durante um evento no Instituto Estadual do Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

Datas para o imbróglio

Há duas semanas, o ministro havia declarado que a autorização para a instalação da usina seria dada em fevereiro.

No entanto, não era a primeira data anunciada pelo governo para a concessão da licença. Ao longo do ano passado, vários prazos foram dados, sendo que o governo chegou a trabalhar para realizar o leilão de concessão para se construir a usina em dezembro.

Minc destacou que, se não fossem feitas as correções no projeto original, pelo menos cem espécies de peixes poderiam ter sido extintas.

O ministro defendeu a ação do Ibama no licenciamento de projetos de infraestrutura. Segundo ele, desde que assumiu, há um ano e sete meses, foram emitidas 40% mais licenças do que em igual período anterior.

"Vamos sempre procurar agilizar, mas sem perder o rigor", frisou.

Nenhum comentário: