terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Moradores de Rurópolis interditam Transamazônica

Valdo Colares - enviado especial

Moradores de Rurópolis, na região oeste do Estado, interditam, desde ontem, um trecho da rodovia Transamazônica, a cerca de 18 quilômetros da sede da cidade. O protesto reivindica a implantação, no município, do programa Luz para Todos, do governo federal. Segundo o prefeito da cidade, Aparecido Silva - que está em Belém para tentar resolver o problema -, em Rurópolis, que tem cerca de 38 mil moradores, apenas 8% da população contam com energia elétrica em casa.

De acordo com Aparecido, os manifestantes estão localizados próximos à comunidade de Novo Horizonte. Eles fecharam uma ponte e o tráfego no local está bloqueado. Segundo o prefeito, a pista só será desobstruída quando houver uma resposta para o problema. “Eles querem que a luz chegue principalmente para as vicinais”, destacou.

Aparecido Silva disse que, no ano passado, representantes do município estiveram em Belém para uma reunião com o comitê gestor do Luz para Todos, o qual teria prometido estudar uma solução para o caso, o que não aconteceu. “Municípios vizinhos ao nosso, como Placas e Uruará já tem mais de 90% da população com energia elétrica”, completou.

O prefeito informou, ainda, que provavelmente uma nova reunião do comitê gestor ocorrerá na próxima sexta-feira e que ele tentará a resolução do impasse. “No ano passado, o pessoal de Novo Progresso, também revoltado com a falta de energia elétrica, derrubou algumas torres de energia na cidade e o problema foi resolvido prontamente. Eu estando uma solução pacífica, para que os moradores de Rurópolis não cheguem a uma postura mais drástica”, observou.
(Fonte: Blog do Colares)

Nenhum comentário: