quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Promotores se solidarizam com juízes por causa de críticas da OAB

Os debates no plenário do tribunal do júri, hoje, em Santarém, foram marcados por pronunciamentos em solidariedade aos juízes de Santarém, em virtude das denúncias feitas pela OAB/PA sobre a conduta dos magistrados paraenses, que segundo a entidade nem sempre estão em suas comarcas e deixam de dar celeridade aos processos.

Os promotores Rodrigo Aquino e Adleer Calderaro refutaram tais acusações contra os magistrados que atuam em Santarém, afirmando que acompanham o dia-à-dia da Comarca de sabem do esforço dos juízes locais. Ressaltaram, inclusive, o feito inédito do juiz Rômulo Nogueira de Brito, que vai realizar um mutirão de júris na próxima semana, com a realização de duas sessões por dia, para o julgamento de processos dos anos 1980 cujos réus são foragidos.

A defensora Susana Hoyos também se solidarizou aos magistrados locais e disse que muitas comarcas da região sofrem pela falta de juízes e de defensores públicos, o que acarreta um acúmulo de serviço na prestação jurisdicional.

Hoje, o agricultor Jocélio Sabino da Silva, 26 anos, foi condenado a 06 anos e 8 meses de prisão em regime fechado pela morte de seu colega Honorato Caetano de Assunção.

O crime ocorreu em 13 de fevereiro de 2006, na colônia Poço Branco, depois de uma bebedeira entre os dois colegas. Embriagados, os dois passaram a discutir e Jocélio, conhecido por "Pixilinga", brincou dizendo que mataria o cachorro de Honorato. Este não gostou da brincadeira e deu um soco em "Pixilinga", que em seguida pegou uma faca de mesa e desferiu dois golpes, um deles acertando o coração de Honorato que morreu no local.

As próximas sessões do Tribunal da Vara Especializada do Júri Popular serão nos dias 02, 03 e 04 de março, dentro do Mutirão de Júris da 10ª Vara, com dois julgamentos na terça e na quarta, e um na quinta-feira.(Com informações de Jota Ninos)

Nenhum comentário: