terça-feira, 2 de março de 2010

Alexandre Von defende plebiscito do Estado do Tapajós

O deputado estadual Alexandre Von (PSDB/PA), da tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Pará na sessão ordinária desta terça-feira (02/03/2010), conclamou as lideranças de todos os partidos políticos com representação na ALEPA a apoiarem o Plebiscito como um instrumento constitucional, democrático e legítimo que assegura o direito da população paraense escolher o seu futuro e decidir sobre a emancipação do Tapajós e do Carajás.

Von foi enfático em discordar dos argumentos apresentados na entrevista concedida pelo doutor em Geografia Humana pela USP, André Roberto Martin, publicada pelo jornal O Liberal no último domingo (28/02/2010), quando diz que o Pará está sujeito a perder toda sua força política e econômica se vier a ser retalhado em três unidades federativas. Para o parlamentar do Oeste do Pará, a criação de novos estados, através da emancipação de regiões distantes da capital, carentes e desassistidas pelo poder público estadual, assim como o fortalecimento de sua representação parlamentar, são fatores que promoverão o incremento da força política e a redução das desigualdades regionais, historicamente acentuadas no território paraense.

Quanto a outro argumento comumente usado de que o divisionismo beneficia elites econômicas nos estados a serem criados, Von rebateu com um questionamento: "Por acaso, a permanência do cenário atual não é benéfico para as elites política e econômica da Capital? Será que os grupos políticos e econômicos dominantes da Capital desejam que o Oeste e o Sul do Pará se livrem da relação de dependência e exploração hoje existentes?".

Ao afirmar que ser contra o plebiscito é ser contra a Constituição brasileira, os valores da democracia e a vontade do povo, Alexandre Von disse estar convencido e convicto de que a Câmara Federal seguirá o exemplo do Senado Federal para, em breve, autorizar o plebiscito que decidirá quanto às emancipações do Tapajós e do Carajás. Na última semana, Von participou em Brasília - DF, ao lado dos deputados federais Lira Maia (DEM/PA), Wandenkolk Gonçalves (PSDB/PA) e Nilson Pinto (PSDB/PA), dos deputados estaduais Carlos Martins (PT/PA), Josefina Carmo (PMDB/PA) e Júnior Ferrari (PTB/PA), de prefeitos, vereadores e lideranças do Movimento pelo Plebiscito e Criação do Estado do Tapajós, de uma série de contatos e reuniões visando a aprovação do referendo popular do Tapajós.

Após o pronunciamento de Alexandre Von, no horário da liderança do PSDB, parlamentares de diferentes siglas partidárias se revesaram na defesa do plebiscito, a exemplo dos deputados estaduais Gabriel Guerreiro (PV/PA), Parsifal Pontes (PMDB/PA), Cássio Andrade (PSB/PA) e José Megale (PSDB/PA).

(Fonte: Assessoria parlamentar)

Nenhum comentário: