terça-feira, 9 de março de 2010

Conscientização ambiental é tema de ação em Porto Trombetas

Quem vive lado a lado com a floresta e tem como opções de lazer os passeios de barco ou o mergulho em igarapés precisa pensar o tempo todo em preservação ambiental. E quando soma-se a isso a responsabilidade de morar em uma área certificada internacionalmente em gestão ambiental o compromisso torna-se ainda maior.

É pensando nesse compromisso que a Mineração Rio do Norte (MRN) promove nesta semana, dias 10 e 11 de março, uma série de palestras voltadas à conscientização dos moradores da vila de Porto Trombetas sobre questões relacionadas ao meio ambiente. Trata-se da ação “Conscientização ambiental: vamos preservar essa ideia”, que tem como objetivo reforçar entre a população local quais são os cuidados necessários para que a vila residencial, que assim como a empresa, é certificada desde pela norma ISO 14.001, mantenha seu compromisso com as questões ambientais.

A ação tem como objetivo envolver toda a comunidade do núcleo residencial da MRN, que conta com cerca de seis mil moradores, entre funcionários da mineradora de bauxita e de suas empresas contratadas, donas de casas e estudantes. Na prática, todos terão a oportunidade de reciclar seus conhecimentos sobre o cuidado com o meio ambiente, já que a rotina da vila já inclui ações como coleta seletiva de lixo, preservação de igarapés, cuidados com animais silvestres, entre outras ações que são repassadas pela empresa dentro de sua Política de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente.

Entre os convidados para levar o recado da conscientização à comunidade está um grupo de empregados do Departamento de Processo e Laboratório da MRN, que por meio de ação voluntária produziu sacolas ecológicas retornáveis para serem utilizadas no lugar de sacolas plásticas no comércio local, prática que já vem sendo adotada por alguns moradores que abraçam a causa da preservação.(Fonte: MRN)

Nenhum comentário: