quarta-feira, 17 de março de 2010

Melhora rendimento de alunos da rede municipal

Num quadro sempre crescente, o rendimento escolar dos alunos da Rede Pública Municipal apresenta dados importantes que atestam a melhoria do ensino nas escolas municipais de Santarém. No ano passado o índice de aprovação aumentou 1,5% em relação ao ano anterior (2009= 89,7%; 2008= 88,2%).

Quanto ao índice de reprovados, em 2009 o percentual foi de 8,5%, contra 10,1% em 2008, representando uma queda de 1,6%. Os dados são do setor de estatística da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

No ano passado, foram 62.121 alunos matriculados na rede pública municipal de ensino. Atualmente a SEMED trabalha com 457 escolas e Unidades de Educação Infantil (UMEIs), sendo 64 na zona urbana, 160 no planalto, e 233 escolas na região de rios.

De 2005 a 2009 os dados apresentam a evolução do rendimento escolar nos últimos anos. Houve aumento na aprovação em 5,1%, e redução no número de reprovados em 3,5%. Ainda é importante ressaltar que nesse período diminuiu o número de evasão escolar. Em 2005 o percentual era de 3,4 e em 2009 foi de 1,8.

Esses resultados são atribuídos à política educacional do Ministério da Educação, do governo Federal, assegurados e reforçados pelo governo Municipal. A prefeitura de Santarém, através da SEMED, é reconhecida por seus projetos e ações de incentivo à leitura, das políticas de inclusão, de valorização ao esporte e ao lazer, de incentivo da arte no ensino, de cuidado com o meio ambiente e de promoção da cultura da paz.

Essas ações estão presentes na formação dos educadores, na gestão participativa, na melhoria da infraestrutura das escolas, na alimentação e no transporte escolar, além dos projetos e programas educacionais. Entre eles, destaca-se o Arte na Escola da Gente, Casinha de Leitura, Brasil Alfabetizado, Projovem Urbano, dentre outros, que são realidade no dia a dia das escolas de Santarém.
(Fonte: PMS)

Nenhum comentário: