segunda-feira, 22 de março de 2010

Paissandu conquista o primeiro turno

Gerson Nogueira

O Paissandu é o campeão do primeiro turno do campeonato estadual e ganhou a Taça Cidade de Belém. No clássico desta tarde no Mangueirão, com a vantagem de dois gols estabelecida no primeiro Re-Pa decisivo, o time de Charles Guerreiro empatou em 3 a 3 com o Remo, depois de ter perdido por 2 a 1 no primeiro tempo. O jogo, emocionante nos instantes finais, foi muito equilibrado, embora com boas chances de gol de parte a parte.


Em busca de desfazer a vantagem do rival, o Remo começou a partida de forma ofensiva e com marcação adiantada no meio-campo. Essa postura surpreendeu o Paissandu, que saía com lentidão para o ataque e errava muitos passes no meio-campo. Aos 12 minutos, Marciano invadiu a área e bateu rasteiro, mas Fávaro fez grande defesa. Ao contrário do primeiro jogo, Gian e Vélber se movimentavam bem e criavam boas jogadas para Marciano e Héliton. O primeiro gol surgiu aos 23 minutos: lançado por Gian, Marciano entrou na área e bateu cruzado, sem chances para o goleiro. O gol desarvorou a marcação do Paissandu e o Remo continuou a pressionar. Aos 26 minutos, após escanteio cobrado por Gian, Marciano apareceu na pequena área e bateu para o gol. Fávaro espalmou e no rebote o atacante fuzilou para as redes. Logo em seguida, em rápida saída, Didi perdeu chance de diminuir dentro da pequena área do Remo.


Logo depois, Héliton chegou em velocidade à área do Paissandu, fintou Paulão e tocou de lado para Vélber. De frente para o gol, o meia disparou, obrigando Fávaro a nova grande intervenção. Quando se viu perdendo por 2 a 0 as 26 minutos, o Paissandu mudou sua postura e foi à frente com mais insistência. Tiago e Fabrício passaram a cair novamente pelo lado direito do ataque, para jogadas com o lateral Cláudio Allax. Foi por ali que surgiu o gol que restabeleceu a vantagem para o Papão. Allax ganhou de Paulinho na corrida. O lateral remista tentou pará-lo puxando pela camisa. O jogador do Paissandu caiu dentro da área e o árbitro deu o pênalti, que Fabrício converteu aos 40 minutos, sob protestos dos azulinos.

Na etapa final, apesar de necessitar de mais um gol, o Remo entrou mais recuado. Gian já não acompanhava as manobras ofensivas e Vélber parecia cansado. Além disso, nas laterais, o time voltou a enfrentar o velho problema da ausência de apoio ofensivo. Índio e Paulinho raramente passavam do meio-campo e, quando faziam isso, deixavam um corredor atrás. Apesar disso, o ritmo mais lento dos azulinos não era explorado pelo Paissandu, que preferia tocar a bola deixando o tempo passar.

Os ataques remistas não tinham a mesma contundência do primeiro tempo, mas Marciano teve a chance de fazer o terceiro gol invadindo a área em velocidade, mas foi desarmado na hora H pelo zagueiro Leandro Camilo. Um cabeceio de Márcio Nunes, escorando cobrança de escanteio, também assustou a defensiva do Paissandu. Tiago Potiguar, que fizeram um primeiro tempo discreto, começou a se sobressair, puxando a marcação do Remo e apostando em jogadas individuais.

Aos 19 minutos, em cobrança de escanteio, o goleiro Adriano saiu mal para afastar o cruzamento e o ataque do Paissandu recuperou a bola. Moisés chutou rasteiro, empatando o jogo em 2 a 2. A partir daí, o Paissandu tomou conta das ações no meio-campo e esteve perto de fazer o terceiro gol, quando Tiago driblou um zagueiro e ficou diante do goleiro Adriano. Seu disparo explodiu no travessão, com Adriano completamente batido no lance.

Sinomar trocou então Vélber por Samir e Charles lançou Alexandre em lugar de Tácio. Curiosamente, o volante executou a tarefa de acompanhar Samir o jogo inteiro, não lhe permitindo qualquer oportunidade. Em seguida, Gian foi substituído por Marlon, que deu mais mobilidade ao meio-campo do Remo. Marciano deslocava-se no ataque tentando abrir espaços, mas era marcado em cima pela dupla Leandro-Paulão. Aos 42 minutos, uma sequencia de três escanteios terminou com o terceiro gol (olímpico) do Remo, assinalado por Marlon.

O time foi todo à frente, buscando o gol que daria o título do turno. O Paissandu, que já havia trocado Didi pelo zagueiro Rogério, recuava para garantir a vantagem. Aos 46, depois de Marciano quase assinalar o quarto gol, Fabrício Carvalho deu passe errado na entrada da área e armou um contra-ataque fulminante, puxado por Moisés. Ele deixou para trás os zagueiros do Remo e tocou na saída de Adriano, fechando o placar em 3 a 3 e garantindo o título do turno para o Paissandu. Grande jogo. (Fotos 1, 3, 4 e 5: TARSO SARRAF; foto 2: MÁRIO QUADROS/Bola

Nenhum comentário: