quarta-feira, 17 de março de 2010

Presidente do TSE vê propaganda antecipada

Do Blog do Nilson Pinto

Até que enfim alguém viu! Segundo matéria da Folha de São Paulo, o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, votou ontem (16) pelo pagamento de multa de R$ 5 mil contra presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff por propaganda antecipada. Para o presidente do TSE, “a análise do discurso [de Lula] fala por si”. PSDB, DEM e PPS entraram com um recurso contra Lula e Dilma por discurso durante inauguração de campus universitário em Minas Gerais, em janeiro. O julgamento está empatado em três a três e depende de voto do ministro Marcelo Ribeiro, que pediu vista.

Segundo Britto, “a deflagração de propaganda eleitoral antecipada comparece inevitavelmente como elemento de perturbação ao funcionamento da máquina administrativa. Antecipa as coisas sem a menor necessidade porque desvia as atenções do governante para a necessidade de fazer o seu sucessor”. O presidente do TSE disse que “infelizmente, no Brasil temos uma cultura política deturpada. Os governantes costumam confundir projeto de governo com projeto de poder”. Ele afirmou que o projeto de governo é legítimo, mas o projeto de poder é antirrepublicano. “Quem se empenha em fazer o seu sucessor, de ordinário, pensa em se tornar ele mesmo o sucessor de seu sucessor”.

Ayres disse que esse panorama “é um elemento de profunda perturbação no processo eleitoral e na qualidade da vida política do país”. Em seu discurso, Lula havia dito que tinha certeza que o candidato do governo será eleito em outubro e vinculou a vitória da oposição a um retrocesso. “Que me desculpem os adversários, mas nós vamos ganhar para poder ter continuidade essas coisas [obras], porque se para, se para tudo o que está acontecendo neste Brasil e a gente volta ao passado, todo mundo sabe como é que é”, disse o presidente, durante discurso em Araçuaí (MG).

Nenhum comentário: