quarta-feira, 14 de abril de 2010

As conveniências de Jader Barbalho

Miguel Oliveira
Editor de O Estadodo Tapajós


Tenho, de há muito tempo, apreço pelo deputado Jader Barbalho. Ele nunca me fez favores pessoais e nem gozo de sua intimidade. Meu relacionamento com ele, embora esporádico, é estritamente profissional.

Faço essa introdução para que não venham impingir-me o rótulo de jaderista ou anti-jaderista a partir da análise a seguir.

A roda da política paraense está parada porque o deputado Jader Barbalho travou sua trajetória sob o próprio eixo, deixando imobilizados os demais atores. Todos esperam por uma definição do presidente regional do PMDB para fechar as coligações de outubro.

As táticas políticas de Jader são velhas conhecidas dos políticos paraenses, mas estes ainda não ousaram desmontá-las, preferindo virar seus reféns.

O PMDB adotou a tática de dividir o eleitorado para beneficiar os aliados de ocasião de Jader.

Em Santarém, em 2005, o PMDB lançou Antônio Rocha para facilitar a eleição de Maria do Carmo. No ano seguinte, a tática foi adotada a nível estadual para que Jader se vingasse de Almir Gabriel, e levasse a eleição para o segundo turno, quando Ana Júlia se tornou a primeira mulher a governar o Pará.

Mais uma vez, à falta de um estrategista competente no governo e no PSDB, Jader ensaia os mesmos passos, corteja e se deixa cortejar por quase todos os partidos, e todos, ao que parece, batem palmas para ele.

Por isso, não consigo entender o porquê do PT e da governadora Ana Júlia terem deixado Jader se apropriar politicamente de grande parcela do governo, descartar feudos na hora que quer, hostilizar os luas-prestas da DS[tendência interna de Ana Júlia] e travar as votações na Assembléia Legislativa.

É certo que os petistas parecem que acordaram tarde demais, quando Jader já se apresenta como candidato a cargo majoritário e vivam a situação humilhante de ter que, admitir, até, a hipótese da desistência de Paulo Rocha à candidatura ao Senado, para agradar ao (ex)aliado.

Agora, o PT paraense caiu na real e sabe que não vai contar com o PMDB no primeiro turno, a menos que o presidente Lula opere um milagre. E soa atrasado, que as reações às manobras de Jader venham se dando através de notas em jornais e na internet, quando estas deveriam ser operadas politicamente, há muito tempo.

Se o PT pensa enfraquecer Jader através de um debate público, cujos primeiros torpedos partiram do ex-chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, o partido está em franca desvantagem por seu próprio erro estratégico de deixar que o presidente do PMDB tenha em mãos a trava da roda da política paraense e se dê o luxo de guardar para si o step, embora este esteja furado.

Enquanto os petistas sonham acordado, reúnem-se inúmeras vezes, em Belém e em Brasília, será que não aparece nenhuma liderança capaz de iniciar um papo-cabeça com a seguinte pergunta:

- Jader Barbalho é isso tudo mesmo que apregoa ou é só perfumaria?




8 comentários:

Anônimo disse...

Miguel, estás a serviço do PT.
Lembro muito bem quando atuastes como coordenador da campanha de Jader em Santarém, em 1990.
Quem mudou de lá para cá? Tu ou o Jader?
Só falta tu traires o teu amigo Lira Maia e abraçar a candidatura do Puty.
Quem te viu, quem te vê? _ não é assim que escreves na tua coluna do Estado do Tapajós?

Blog do Miguel Oliveira disse...

Liberei o comentáro acima, apesar de anônimo, para mostrar o baixo nível político de pessoas que acessam a internet a mando de candidatos que se consideram acima do bem e do mal. É verdade que coordenei a campanha do Jader, quando era militante do PMDB e assessor de Coutinho Jorge, que se elegeu senador naquela eleição. Isso não me fez xerimbabo de Jader e nem de outro político. O que escrevo é sobre o que penso que pode contribuir para que o leitor/eleitor tome conhecimento de fatos e omissões ocorridos nos bastidores políticos. Nada mais que isso. Quanto ao meu voto a deputado federal este já é público e notório que será dado a Lira Maia. Não declinarei meus demais candidatos para que isto na interfira na cobertura que o Blog do Estado fará nesta campanha elitoral. Quando ao Puty, nem o conheço pessoalmente, somente por mensagens eletrônicas via twitter.

Diego disse...

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: - Jader Barbalho é isso tudo mesmo que apregoa ou é só perfumaria?

Lúcio Mário disse...

pt e pmdb são farinha do mesmo saco;quem conhece esses petitas e pemedebistas que os comprem e ainda peçam trôco;esse blog até que não tomava partido mas já escancarou que está sendo bancado pelas velhas raposas políticas;me desminta se eu estiver equivocado...

Anônimo disse...

MIGUEL TU DEVIAS TE ENVERGONAR DE TER FEITO UM DIA CAMPANHA PARA JADER BARBALHO. ISSO É UMA MANCHA NO TEU PASSADO, EMBORA ENTENDA QUE TEU PRESENTE É BRILHANTE..RSRSRSRSRS

Anônimo disse...

Jader Barbalho tem voto, a chave da rodal, o step, o diário, a rba, a 99 fm, a diário fm e é sócio de gaveta da tv tapajós aí de santarém, seus bacanas do petezinho

Anônimo disse...

Este cenário é em virtude de tudo aquilo que a imcopetência traz. Jatene e o PSDB, esqueceram de governar para o povo, acreditando no projeto de 20 anos de tucaneidade.Quem não lembra o que Rosa Cunha fez com o Sistema Modular e o restante da educação?Ana Júlia e o PT, idem, ainda não disse a que veio. Foram quatro anos de greve, praticamente todas as secretarias do estado grevaram. Na realidade Ana e o PT fizeram o Pará, parar.
Assim, ambos estão a mando de JB.

José Alencar disse...

Será que foi o Orly Bezerra quem mandou tu bateres no JB? Os tucanos são teus amigos, isso tu não podes negar. Além disso, o governo do estado publica anúncios no teu jornal. Tá claro de quem estás a serviço de deus(psdb) e do diabo(pt). Queres enganar todo mundo? Falta só tu elogiares a Maria do Carmo que fica tudo em casa.