terça-feira, 6 de abril de 2010

Sema identifica desmatamento ilegal em Juruti

Fiscais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), no final de março, apuraram denúncias de desmatamento na Gleba Curumucuri, em Juruti, no Baixo Amazonas. A Associação das Comunidades da Gleba Curumucuri e a Associação das Comunidades da Região de Juruti apresentaram a denúncia.

A área desmatada está localizada a 156 km de Santarém. 'O grupo dos desmatadores é composto por pessoas de outros municípios e até mesmo de outros estados, principalmente da região sul do país', garantem moradores do local.

Durante a fiscalização foi constatado que o desmatamento na gleba já está bem avançado. De acordo com técnicos da Sema, há indícios da retirada das árvores desde abril de 2009 e a extração ilegal da madeira permanece ativa. A denúncia indica ainda que os responsáveis pela atuação ilegal têm ameaçado e expulsado os moradores da área.

Entre as maiores preocupações dos residentes dessa área está a possibilidade de serem expulsos de suas terras, já que a Gleba de Curumucuri ainda passa pelo ordenamento territorial.

Os moradores acreditam que os responsáveis pelo desmatamento pretendem especular o terreno para depois vender a empresas mineradoras. Eles alegam que existem possibilidades dessas terras possuírem minério de bauxita.

(Fonte: Sema)

Nenhum comentário: