terça-feira, 18 de maio de 2010

Igrejas reforçam disciplina contra adúlteros e pedófilos

Miguel Oliveira
Repórter

A repercussão negativa das denúncias de abusos sexuais praticados por padres, levaram a Igreja Católica a aumentar o rigor na seleção dos seminaristas e intensificar o acompanhamento durante os sete anos do curso de formação para padres. A medida, a ser implantada até o fim do ano, deve causar impacto direto em pelo menos 600 novos sacerdotes formados a cada ano nos cerca de 500 seminários espalhados pelo país. O reitor do seminário São Pio X, em Santarém, padre Alaelson Souza de Lima, garante que os seminaristas tem acompanhamento psicológico durante o curso para aprender a conviver com o celibato.

Igrejas evangélicas de Santarém adotam uma postura mais rigorosa quando tomam conhecimento de envolvimento de pastores em casos de adultérios. Em dez anos, três pastores foram afastados do ministério da Igreja da Paz por infidelidade conjugal. Na Assembléia de Deus, de aproximadamente 700 pastores, cerca de 10 por cento são afastados em casos de adultério ou homossexualismo.

A reportagem tomou conhecimento que um dos casos que teve grande repercussão na Igreja da Paz envolveu a confissão pública de um pastor que traiu a esposa, no final da década de 90. "Ele fez a comunicação em público, pediu perdão, foi perdoado, mas perdeu o ministério", revela uma fonte daquela igreja evangélica.

Na Assembléia de Deus, uma fonte revela que também quando ocorrem adultérios por parte das esposas dos pastores, a direção da igreja já mudou as medidas disciplinares: o pastor é transferido de igreja desde que se divorcie, constitua outra família para manter o ministério. Antes, nesses casos, o pastor era afastado. Pastor homossexual é banido sumariamente do cargo, embora possa permanecer congregando sob discipulação.

Seminaristas

Em relação aos futuros padres, haverá uma maior cobrança aos pré-requisitos que já são exigidos de um religioso. "Reforçaremos a necessidade de uma boa formação intelectual, espiritual, humana e pastoral de um religioso", lembrou o padre Alaelson, reitor do seminário São Pio X.
Atualmente, a diocese de Santarém mantém 19 jovens estudando filosofia no seminário e seis cursando teologia em Belém, no seminário São Gaspar.

Segundo padre Alaelson, o aluno tem que ter concluído o segundo grau para ser admitido como seminarista. La, os estudos e atividades se concentram em cinco áreas: comunitária, espiritual, pastoral, intelectual e humano-afetiva.

Esta última, segundo o reitor, trata de questões psicológicas dos seminaristas a fim de prepará-los para adotar o celibato. " Pelo menos três vezes por ano temos a presença de uma psicóloga para avaliar os seminaristas e perceber se os mesmos estão se preparando corretamente para a vida religiosa", explicou padre Alaelson.

Indagado se o seminário São Pio X adota algum procedimento mais explícito para prevenir futuros casos de pedofilia, o reitor ressaltou que o seminário trabalha com jovens em formação e que é praticamente impossível detectar que podem surgir padres pedófilos, no futuro. " O que fazemos é sermos mais rigorosos na seleção e no acompanhamento dos seminarista e darmos acompanhamento psicológico para que eles saibam lidar com a sexualidade e estar preparados para vida celibatária", explicou padre Alaelson.

O reitor informou que em média, para cada dez seminarista, a diocese ordena apenas um padre. " Além das desistências, há também desligamentos do seminário daqueles que não demonstram estar preparados para a vida religiosa", encerrou.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se expulsarem os adúlteros ,pedófilos e homossexuais as igrejas vão ter de fechar para balanço.

Anônimo disse...

Fui aluno interno deste seminário nos 70, não cheguei a ser ordenado, hoje sou casado tenho 3 filhos sou leigo católico atuante em uma paróqui no rio de janeiro,devo muito ao seminário são Pio X. Fico feliz em saber que esta casa de formação continua principalmente buscando vocações,mas tambem formando HOMENS.

Edilson disse...

Fui aluno do Seminário São Pio Décimo (1978-1982). Colegio disciplinador. Naquela casa, só aprendi coisas boas.

Edilson (esumbelino@hotmail.com)