quarta-feira, 12 de maio de 2010

Médicos evangélicos prestam assistência a ribeirinhos

Ronilma Santos
Especial


Na ultima sexta-feira de abril uma equipe de médicos, composta por dois clínicos geral, um gastroenterologista, uma dermatologista e um dentista, saiu de Santarém por volta das 9h da noite, com destino a comunidade de Auerana, que fica ao lado direito do Rio Amazonas. Para chegar ao local é necessário viajar 8 horas de barco.

Durante o trajeto a equipe enfrentou alguns obstáculos, como, fortes chuvas, além do imprevisto de ficarem duas horas com a embarcação encalhada devido o mais comum dos problemas nos transportes marítimos em nossa região: "capim na hélice" o que exigiu um esforço de todos para que a viagem prosseguisse.

A equipe pôde sentir que levar atendimento médico, até as comunidades ribeirinhas, não é assim tão fácil, e não foi mesmo. Como é época de cheia, o deslocamento só foi possível através de "bajaras", os médicos vivenciaram uma realidade bem diferente de seu cotidiano, alguns, inclusive chegaram a pilotar sozinhos as pequenas embarcações.

Na comunidade, vários serviços foram ofertados durante dois dias, de forma gratuita: consultas médicas, tratamento dentário, vacinação contra o vírus H1N1, aplicação de flúor e várias palestras. Também houve distribuição de livros escolares, brinquedos e roupas para as crianças. Os médicos que participaram da ação fazem parte da equipe de saúde da Igreja da Paz.
Todos os médicos envolvidos trabalham voluntariamente e além de um atendimento de qualidade, levando saúde, remédios, que é muito importante pra eles, toda equipe é unânime ao dizer que a principal finalidade é poder mudar a realidade das pessoas através da palavra e do amor de Deus.

Silvia Ataíde, clínico geral, conta que é dessa forma que o oficio se concretiza "não é só nos momentos em que atendemos por dinheiro, por honorários, mas podendo ajudar as pessoas dessa forma".

"Nosso objetivo aqui é mudar a realidade das pessoas, então fazemos o atendimento dos que estão doentes, e damos orientações, para que se crie uma cultura diferente da que eles têm", disse o médico Luciano Azevedo, que atendeu como clinico geral e atua como anestesista no Hospital Regional. Luciano é paulista e há 3 anos veio para Santarém.

O gastroenterologista Ronaldo Guimarães conta que fica muito feliz em poder doar um final de semana para ajudar pessoas que passam por tanta necessidade e sente-se realizado como médico ao participar de ações como essa, já a médica Josimar Andrade, dermatologista, diz que sua alegria é fazer missões e poder ajudar pessoas.

O serviço odontológico foi um dos mais procurados. Marcos Vinicius, no domingo, começou o atendimento por volta das 9h da manhã e só terminou a no final da tarde, mas apesar do cansaço, ele diz que é recompensador cumprir um chamado tão bonito e poder ajudar as pessoas que moram nas regiões de rios.

Nos dois dias de atendimento, aproximadamente 80 famílias foram beneficiadas com a ação.
"Eu vim me consultar e também trouxe meus tês filhos que há muito tempo precisavam de um dentista, e tudo de graça está sendo muito bom!" Disse dona Maria Cristina, moradora da comunidade.

Para seu Henrique Dias a ação foi realizada na hora certa, já que as fortes dores no corpo dificultavam sua ida até Santarém. "Além do que é muito difícil conseguir atendimento público, tudo lá é muito demorado" afirmou.

No domingo, os atendimentos foram desenvolvidos na embarcação e também estendidos as casas de moradores, devido à dificuldade que muitos tinham para ir até o local. Entre as doenças diagnosticadas estavam as doenças de pele como, micoses e manchas em crianças e adultos, verminoses e dores musculares.

Além de Auerana a equipe já passou por Mojuí dos Campos, Boa Fé e outras. Segundo a coordenadora da ação, a enfermeira Hanna Raquel, o próximo local a ser beneficiado será a comunidade de São José.

Nenhum comentário: