MANAUS – Um estudo sobre fungos amazônicos tem despertado interesse de pesquisadores. A enzima produzida através deles pode ser aplicada em processos industriais e biotecnológicos.
A pesquisa é do doutor em química orgânica, Luciano Fernandes, do Programa de Mestrado em Biotecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). De acordo com o pesquisador, os compostos extraídos dos fungos podem modificar substâncias para a obtenção de padrões sintéticos.
Um exemplo de um constituinte químico já isolado por reagentes sintéticos de fontes naturais é a bergenina, encontrada na planta Uixi-amarelo. A substância possui efeito antioxidante e analgésico.
Pesquisador e professor da UEA, Luciano Fernandes possui experiência no desenvolvimento de novas metodologias sintéticas simples, eficazes e de baixo custo. Segundo o professor, a pesquisa ainda está em desenvolvimento e servirá como base para mais estudos na área.
O estudo tem incentivos do Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Para o desenvolvimento desta pesquisa a FAPEAM e o CNPq destinam juntos mais de R$ 187 mil a serem empregados em auxílio pesquisa, bolsas e auxílio instalação. (LG
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Pesquisa estuda compostos extraídos de fungos da Amazônia
Portal Amazônia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário