Alunos do 4º ao 7º ano de escolas públicas estaduais já podem se inscrever no Concurso Cultural Energias do Mundo, que pretende fomentar e valorizar a produção artística no ambiente escolar a partir do tema "A História das Energias no Mundo: passado, presente e futuro". O lançamento do projeto foi realizado na sexta-feira (20), no auditório da concessionária de energia, em Belém, com a participação de cerca de 50 coordenadores pedagógicos e educadores da rede estadual de ensino.
O concurso é promovido pela Celpa Rede Energia, em parceria com a Casa Redonda Produções e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc). Durante o lançamento, os educadores recereberam orientações da coordenação sobre a participação, além de serem incentivados a refletir a respeito das conexões entre arte, meio ambiente e consumo.
As inscrições estão sendo aceitas pelo site www.energiasdomundo.com.br até o dia 5 de outubro nos estados do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e municípios de Minas Gerais e São Paulo, além da cidade de Guarapuava, no Paraná. Podem ser inscritos trabalhos artísticos como escultura, fotografia, colagem e desenho produzidos por grupos de dois a quatro alunos, conduzidos por um professor responsável pelo projeto.
A seleção dos melhores trabalhos ficará por conta de uma comissão formada por profissionais de educação, cultura, arte e meio ambiente. Haverá dois níveis de premiação: o regional e o nacional. O concurso premiará os grupos dos cinco trabalhados vencedores regionais com uma câmera fotográfica digital para cada intregrante. O professor responsável pelos vencedores regionais ganhará um notebook.
Já os autores do trabalho vencedor nacional serão homenageados com um certificado e ganharão um kit de livros sobre arte e meio ambiente. A escola da qual fazem parte os alunos receberá os arte-educadores da Associação Cidade Escola Aprendiz para uma oficina de arte e meio ambiente dirigida a toda a comunidade escolar. A oficina culminará com a instalação de uma intervenção artística sobre o tema nos muros da escola ou no entorno escolar, beneficiando toda a comunidade.
Uma das premissas do projeto é estar alinhado com os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Leis de Diretrizes e Bases do Ministério da Educação. O projeto atua de forma complementar ao currículo escolar dinamizando o aprendizado de disciplinas e dos temas transversais.(Leíria Rodrigues)
Nenhum comentário:
Postar um comentário