domingo, 29 de agosto de 2010

O perfil dos candidatos das eleições no Pará

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal


É alta a taxa de renovação dentre os candidatos a uma cadeira na Assembléia Legislativa do Pará na eleição deste ano: dos 588 postulantes, apenas 64 (pouco mais de 10%) já exercem um mandato político. Dos 41 atuais deputados, 26 tentam a reeleição. Mesmo que todos sejam vitoriosos, o que é improvável, a renovação será de quase 40%. Na prática, o índice deverá ser bem maior. Já 38 vereadores buscam subir de patamar na carreira, sem arriscar muito: se perderem, continuarão a exercer o mandato que já possuem.

Não se pode dizer que falta nível aos parlamentares por carência de estudo. O maior contingente deles tem o curso superior completo. Foi com essa titulação que 264 (ou 40%) se apresentaram para o registro. Apenas 21 não completaram o ensino fundamental. Como a educação no Estado é uma das piores do país.

A condição de parte do Pará como significativo destino migratório também se traduz na política: 20% dos candidatos (ou 122) são provenientes de 18 Estados. Outro reflexo está no fato de que 93 candidatos (quase 15%) têm domicílio eleitoral na região de Carajás, onde a participação dos nascidos no Pará é a menor. Se somá-los aos 43 da região do Tapajós, são 136 (mais de 20%) em tese favoráveis à redivisão do Estado.

Nenhum comentário: