quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A diferença de resultados de uma pesquisa para outra

Miguel Oliveira
Editor-chefe

Há muito venho escrevendo no twitter do Blog do Estado que não acredito em 'pesquisa eleitoral publicada, só nas internas'.

Muita gente fica encucada porque eu faço essa distinção entre pesquisa e pesquisa publicada. Muitos nem notam a sutileza.

Por essas e outras é que fico curioso com as informações de bastidores que circulam em ambas coligações paraenses.

Por imperativo legal, só se pode divulgar pesquisa com registro no TRE. Nesse caso, apenas o Ibope fez pesquisa para O Liberal. Jatene 60 x 40 Ana Júlia, se considerarmos os votos válidos.

Hoje, chegaram aos meus ouvidos duas sondagens internas. Os resulados são diametralmente opostos. Uma amplia o Ibope;outra reduz a vantagem de um candidato para outro.

Uma consulta feita a eleitores através de seus telefones fixos, numa amostragem de todo o Pará, revela que os 20 pontos de diferença do Ibope já foram ultrapassados.
A outra pesquisa para consumo interno aponta exatamente o contrário. A diferença entre os dois candidatos teria sido reduzida à metade.

E você, leitor(a), consome qual das duas sondagens?


Um comentário:

Entaum vamos nessa... disse...

Essas pesquisas são questionáveis. Gostaria de ver uma eleição sem o uso dessas pesquisas duvidosas, e ao meu ver direcionadas. E acabam influenciando de maneira negativa os eleitores. Parabéns.