terça-feira, 19 de outubro de 2010

Novo terminal tem previsão de conclusão para dezembro

Da Redação

As obras do novo terminal de cargas e passageiros que a Prefeitura de Santarém está construindo, na vila Arigó, na área da antiga Tecejuta, foram recomeçadas há duas semanas. A construção tinha prazo de conclusão de 10 meses, mas as obras já demoram mais de um ano. Na quarta-feira (06) a empresa Saneng concluiu asfaltamento da via de acesso e do pátio do Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros. O secretário municipal de organização portuária, Hilário Coimbra, informa que o prazo determinado para finalização da obra é dezembro deste ano. A obra que está sendo executada pela empresa Mello de Azevedo custa para o cofre do governo R$ 4.444.500.

Hilário Coimbra informa que a empresa construtora em ocorrência com o governo ficou responsabilidade entregar até final deste ano. "Se não vier nenhuma demanda de questões ambientais que tenha atrasado a obra", explicou. 

Hilário informou que, inicialmente, "atracarão no novo terminal portuário as embarcações que hoje ancoram nas balsas do terminal improvisado da Praça Tiradentes".

Segundo o titular da Semop, provavelmente a transferência comece no inicio de 2011 se as obras terminarem no final do ano. "Estamos aguardando a inauguração da obra para podermos montar a equipe que irá administrar o terminal do DER".

Hilário explica também que assim que o porto ficar completo e houver a transferência, isso amenizará o problema que vem sendo causado pela movimentação em torno das balsas da Praça Tiradentes. Mas ele deixa claro que "o projeto inicial do novo terminal é para embarque e desembarque de cargas e passageiros. Devo reconhecer não ser muito bom embarque e desembarque de carga e passageiros no mesmo lugar e no mesmo tempo", reconheceu o secretário.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEMINF) acompanhará a finalização dos trabalhos de construção do prédio administrativo, através da pintura e das instalações elétricas e hidráulicas.
Segundo informações da assessoria de comunicação da prefeitura dentro dos próximos dias, será iniciada a fabricação dos flutuantes que serão os atracadouros das embarcações.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que demora.

Espero que a prefeitura consiga convencer os donos de embarção a levar seus barcos para o novo terminal.

Eles tentaram fazer isso com os barcos do lago grande, mas os donos não obedeceram.