quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Alinhamento político não trouxe benefícios a Santarém


Emanuel Santos*

O segundo mandato do Dr. Jatene vem com pelo menos quatro anos de atraso. Não sou e nem pretendo ser um analista politico ou coisa parecida, mas elecando alguns fatos que acompanhei de perto como repórter do Estado do Tapajos, posso dizer que a eleição de Ana Júlia em 2006 se deveu mais à rejeição ao no nome do Dr Almir Gabriel (que não sei porque concorreu naquela eleição) do que a aceitação do nome da então senadora, que dois anos antes havia sido derrotada na eleição para a prefeitura de Belém.

Era certo que em 2006, Jatene seria eleito no primeiro turno, mas após o PSDB indicar o ex-governador Almir Gabriel, o PT viu escancarradas as portas para Ana Júlia chegar ao Palácio dos Despachos, principalmente com o apoio do morumbixaba mor do PMDB, Jader Barbalho.

Se voltarmos ainda mais no tempo, na eleição de 2002, quando Jatene foi eleito vencedo a atual prefeita Maria do Carmo, veremos que a votação do hoje governador eleito em Santarém foi pífia, fruto da maneira como Almir Gabriel tratou a região oeste do Pará, em especial Santarém no seu governo, mas com habilidade política Jatene soube reveter esse quadro e no final de seu governo sua aprovação em Santarém era muito boa.

E hoje, o resultado dessa eleição mostra que o estado do Pará, em especial Santarém, tem boas lembranças do governo Jatene e optou por romper o alinhamento político que não trouxe os benefícios esperados por toda a população quando da eleição de Ana Júlia em 2006. 

-----
*jornalista santareno

3 comentários:

Anônimo disse...

Caro Emanuel Santos, não sou e nem quero ser analista político, mais consta-me os seguintes fatos: O PSDB em 2006 não indicou o Almir Gabriel por acaso, foi o Jatene que não quiz concorrer por não concordar com um 2º mandato, esta feita ele mesmo ratificou em vários debates duarnte a campanha deste ano. E mais, obras grandes em Santarém o Jatene realizou apenas o Hospital Regional e deixou sem funcionamento. Então, parecenos que pra Santarém se desenvolver com auxilio do Estado vamos ter que lutar muito pela criação do tão sonhado Estado do Tapajós, haja vista que entra governo e sai governo e pouco ou nada é feito em nossa cidade. E isso segnifica que com alinhamento e sem alinhamento nossa cidade permanece do mesmo jeito.

Paulo Afonso disse...

Caro amigo, não vejo dano pra Santarém a eleição de Jatene, é como diz o tiririca", pior que ta não fica". Acho que Jatene sempre olhou com bons olhos pra nossa terra.
Vamos ter um bom governo com a ajuda do HP, acho que o Helenilson não e só pavulagem como o Odair, eta "caboco" besta ka ka ka.

Anônimo disse...

Caro amigo, olhar com bons olhos não adianta, tem que fazer algo. Quanto ao vice, vamos ver se ele não será igual ao atual.