quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Contraponto - A coluna semanal de Alailson Muniz

Uma prisão anunciada

A prisão de Ana Cláudia Tavares, diretora do Pronto Socorro Municipal (PSM), que aconteceu no final da tarde de terça-feira, já havia sido anunciada aqui. O Ministério Público Estadual já havia mandado recado. A inspeção do órgão ministerial foi apenas o estopim. Além do estardalhaço midíaco produzido no município, o acontecimento chama atenção para algo maior: a gestão da coisa pública. A aplicação dos recursos públicos na área de saúde está sendo a mais correta e adequada? O modelo SUS (Sistema único de Saúde) já não estaria falido ou precisaria ser modernizado? O confronto jurídico entre a promotora Janaína Andrade e a ex-diretora Ana Cláudia vai ser o pano de fundo de um palco, onde quem dança são os pacientes que procuram atendimento médico. Continua a falta de médico, continua a demora no tempo de atendimento, continua a deficiência do Sistema. Mas inspeções virão e mais prisões acontecerão. Só não nos esqueçamos de uma coisa: tem gente doente que precisa de ajuda e é a mesma gente trabalhadora que paga imposto.

Pantera perde

Parece que o São Raimundo não decola mesmo. Perdeu mais uma. Dessa vez para o Independente de Tucuruí, pelo escore de 2 a 0. Para quem torce pelo time resta esticar as esperanças e rezar para o time fazer um returno melhor.

Retorno em Itaituba

Uma liminar reconduziu ao cargo de prefeito afastado de Itaituba, o madeireiro Walmir Clímaco. Ele havia sido retirado do cargo pelo juiz da comarca local por um prazo de 180 dias. Decepção e alegria no retorno de Clímaco que faz uma gestão cheia de atropelos de crises administrativas.

Sistema Penal

O major Francisco Bernardes, superintendente da SUSIPE (Superintendência do Sistema Penal), esteve no último final de semana em Santarém. Ele fez visitas aos juízes e promotores de justiça que atuam na esfera criminal e conheceu as dependências da penitenciária Silvio Hall de Moura, na comunidade de Cocurunã. Bernardes disse á coluna que vai primar por um trabalho de moralização e humanização do sistema penal no Estado.

Carnaval em Alter do Chão

Em Alter do Chão, muitos moradores estão comemorando como vitória o fato de o carnaval deste não ser realizado na orla da vila balneária. As brincadeiras com trigo e maisena emporcalhavam as ruas e deixavam a margem da praia fétida de cerveja e mijo.

Primeira mão

Já circula por toda a mídia da cidade a informação repassada aqui em primeira mão sobre a troca de secretariado no Governo Maria II. Inácio vai para a Seminf (Secretaria Municipal de Infraestrutura) e Osmando Figueiredo cede o lugar ao filho, o vereador Bruno Pará.

Abacaxi dos grandes

Quando Inácio Correa assumir a Seminf terá um abacaxi dos grandes para descascar. Tem o caos no porto improvisado da Praça Tiradentes e a situação das ruas do Uruará e Nova República por exemplo.

Estelionato 

Uma dupla, que mais parece uma quadrilha, anda aterrorizando pescadores do interior que buscam ajuda judicial para se aposentarem. A dupla suga todo o dinheiro dos beneficiários e ainda engana os advogados da causa. Quando não recebem o dinheiro aterrorizam mesmo: fazem ameaças e usam o nome da Polícia Civil, que, segundo eles, estaria seu dispor. A Polícia Federal já está de olho.

Estelionato II

Falando em estelionato, uma empresa que está se instalando na cidade tem em sua bagagem uma carreta de acusações de golpe. A herança foi adquirida pelos municípios por onde passou, como Castanhal, por exemplo.

Farmácias 

O presidente do Conselho Regional de Farmácia do Pará, Daniel Jackson Pinheiro Costa esteve em Santarém anteontem. Ele reuniu com farmacêuticos e ainda participou de uma reunião na Câmara Municipal com empresários do setor e vereadores. O assunto era a polêmica que gira em torno do aumento da carga horária dos farmacêuticos nas farmácias santarenenses. Daniel foi categórico: não haverá flexibilização alguma do TAC (termo de Ajuste de Conduta) que regulamenta o caso. E disse mais: as fiscalizações vão ser realizadas com rigor. Os empresários por sua vez vão procurar a ajuda direta via Ministério Público Estadual, que foi convidado para a reunião, mas não apareceu.

Proletários

Os deputados aprovaram o valor do novo salário mínimo: será de R$ 545,00. Brasil: Paí rico e país sem pobreza.

Audiência

O poeta Floriano Cunha, os vereadores Gerlande Castro e Nélio Aguiar, o aposentado Jorge Ferreira, a empresária Luciane Ferreira e o jornalista Genildo Júnior são leitores assíduos da coluna. Obrigado pela audiência.
---
Coluna publicada  na edição desta semana de O Estado do Tapajós

Um comentário:

Luiz Kurchiws disse...

Retorno à Itaituba.
Passei por aquela cidade exatamente quando foi afastado do cargo o prefeito/madereiro Climaco. Penso eu, que a culpa é da legislação eleitoral, que não estabelece critérios para a escolha do candidato aso cargos eletivos, basta conversar com o prefeito por 2 (dois) minutos para perceber que ele não tem o mínimo preparo para gerir um município do porte de Itaituba. A justiça precisa avaliar melhor suas decisões, afinal foi o TRE que o colocou como prefeito de mas de 100 mil pessoas daquele município. É uma pena! uma cidade de localização linda, com um rio maravilhoso em sua frente. Povo! estão derrubando os grandes ditadores da Africa, vocês tambem podem através do voto!