quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FACULDADE OFERECE CURSO, MAS OUTRA EMITE DIPLOMA


Faculdade de Tecnologia, Educação e Pesquisa do Oeste do Pará (FATEP) que se instalou recentemente no município de Belterra e fez seu vestibular no último domingo(6). Propaganda omite que diploma será emitido pela FAI

Alailson Muniz
Editor-chefe

Tornou-se comum em nossa região aparecerem várias universidades desconhecidas, oferecendo cursos de nível superior a quem esteja interessado. Mas essas pessoas que estejam interessadas precisam ficar atentas à situação das instituições perante ao MEC (Ministério da Educação), pois muitas dessas universidades sequer tem a portaria de autorização do MEC para oferecer essas graduações. Em muitos casos, elas sequer emitem o diploma dos cursos que oferecem. É o caso da Faculdade de Tecnologia, Educação e Pesquisa do Oeste do Pará (FATEP) que se instalou recentemente no município de Belterra e fez seu vestibular no último domingo(6).

Sem a devida regulamentação junto ao MEC, os formandos correm o risco de pagarem, terminarem o curso, mas não receberem o diploma de conclusão. O que representa tempo e dinheiro jogados fora. A FATEP em questão se inclui nesse perfil.

Neste último domingo, a universidade realizou processo seletivo para o curso de Pedagogia em Belterra. Em contato por telefone com a pessoa que seria a responsável pela instituição, a reportagem de O Estado do Tapajós teve a informação de que o diploma de quem vir se formar pela unidade de ensino irá receber o diploma emitido por outra universidade. Também confirmamos que o curso em questão não tem a portaria do MEC.

Segundo a responsável pela FATEP, de pré-nome Albanice, o curso tem apenas uma aula por semana. E teria professores contratados da região, contando inclusive com mestres e doutores. São seis disciplinas cursadas por mês e o curso tem 3.940 horas em três anos e seis meses de duração. O preço da mensalidade é de R$ 165,00 (cento e sessenta e cinco reais).

Sobre o fato de o diploma ser emitido por outra faculdade Albenice informou que o procedimento é autorizado pelo MEC. "Estamos há mais de um ano no mercado. Temos mantenedoras em Abaetetuba que é a Montenegro e agora compra a FAI em Itaituba". O diploma de Pedagogia é emitido pela Montenegro. O MEC autoriza esse procedimento", informou Albenice por telefone.

A redação de O Estado do Tapajós recebeu vários telefonemas de moradores de Belterra perguntando sobre a FATEP. Eles desconfiavam da falta de estrutura física para a realização dos cursos. Também disseram que tentaram obter informações sobre a Portaria de autorização do MEC para o curso em questão e que não conseguiram.

Nossa reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação do MEC, mas obteve resposta até o fechamento desta edição. Também procuramos na internet algum site referente à FATEP, mas não encontramos.

UES alerta estudantes

A União dos Estudantes de Ensino Superior (UES) de Santarém alerta aqueles estudantes que queiram cursar uma graduação. Segundo a entidade, eles devem fazer uma pesquisa sobre a situação da universidade no caso em questão, quando não são conhecidas na região. Também, deve-se inexoravelmente obter informações sobre a portaria de autorização do MEC.
"Existe uma criação desenfreada de universidades privadas no país. 75% das vagas estão nas particulares e apenas 25% nas públicas. Muitas sem infraestrutura. O atrativo delas é o baixo valor da mensalidade, como se fosse uma mercadoria mesmo. A qualidade do ensino não é levada em questão, não tem um aparato cientifico. A UES é totalmente contra esse tipo de expansão", explica Ib Tapajós, coordenador da UES.

Nenhum comentário: