sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Mototaxista é usado para servir de 'avião' a traficantes em Santarém

ARITANA AGUIAR
FREE LANCER


A profissão de mototaxista está sendo usada para servir de 'avião' a traficantes em Santarém. No jargão policial, avião é quem faz a entrega da droga. Antes, eram apenas os chamados clandestinos, mas hoje já se tem ocorrência de até regulamentados estarem fazendo o serviço.

No inicio deste ano, um mototaxista credenciado, sendo ele um permissionado pelo proprietário da moto, foi preso com envolvimento com o tráfico de drogas, uma preocupação para a população que confia e necessita dos serviços de mototáxi.

Das 15 motos que estão apreendidas na 16ª Seccional de Delegacia Civil, cinco foram por tráfico de drogas, as demais por furtos, assaltos e crimes contra o patrimônio. Mas, a grande preocupação é que mototaxista não credenciados têm sido meio para transporte de drogas, algo que vem preocupando a policia civil de Santarém.

"Nós temos um trabalho a fazer não só em questão dos legalizados, deve envolver a todos, uma fiscalização, principalmente nos finais de semana, no qual possa ser juntado com os órgãos de trânsito e seja somente para mototaxista", esclarece o delegado da 16ª Seccional, Nelson Nascimento.

O delegado afirma que principalmente os mototaxistas, em especial os clandestinos, são utilizados como avião de fazer a entrega da droga e também para assaltos. "E nesse trabalho que pretendemos fazer vamos envolver os oficiais, fiscalizar, revisão, averiguar documentação". Assegura que estão fazendo um levantamento de informações para uma operação nesse sentido.

"O clandestino é o grande forte para essa prática, pois qualquer pessoa pode trabalhar de forma ilegal, é somente colocar uma camisa de manga comprida e começa a rodar. Ele pode usar o modo ilegal para passar por cima da policia", explica Nelson.

Muitos aviões usam a modalidade do clandestino para fazer o transporte da droga. E também para está próximo de um estabelecimento, usa um argumento como se estivesse esperando um passageiro, para poder praticar um assalto, fazer levantamento de alguma situação.

O delegado afirma ser uma modalidade nova de crime que vem acontecendo e "a policia tem feito muita apreensão contra o trafico de droga. Todas essas observações estão sendo avaliadas para montar a operação".

Quanto ao mototaxista legalizado que foi preso, o delegado que fez a prisão, Djalma Rêgo, informou que eram oito envolvidos, seis homens e duas mulheres. Eram aproximadamente 50 petecas de pasta de cocaína.

O presidente do Sindicado dos Mototáxistas do Baixo Amazonas, Elionaldo Amazonas, informou que o mototaxista preso não era o proprietário da moto. Pois todo mototáxista credenciado tem direito de ter alguém que trabalhe em sua moto, mas deve ter a autorização do sindicado e da SMT (Secretaria Municipal de Transportes). "O traficante não tinha a permissão tanto pelo sindicato como a SMT, justamente pela sua conduta, mas o dono da moto, foi quem permitiu ilegalmente", afirmou Elionaldo.

O presidente informa que estão esperando o secretário de transportes Sandro Lopes, retornar de viagem para que seja providenciada a punição do mototaxista credenciado que autorizou que o traficante usa-se a moto.

Nenhum comentário: