quinta-feira, 24 de março de 2011

Contraponto: O CT do São Francisco

Bruno Moura - Vice -Presidente do SFFC 


Caro Miguel Oliveira: 

Lançamos o projeto do CT nesse fim de semana e com ele colocamos em jogo também a credibilidade da atual diretoria do clube. Sei, que muitos, como você, duvidam da construção do Centro de Treinamento e Lazer do São Francisco. Sem dúvida é mais um grande desafio e pode anotar ai: nós iremos sim contruí-lo, por etapas. A contrução de um campo de futebol é a primeira delas, juntamente como área para uso do sócio (um pequeno campo e área para restaurante). Depois outras etapas virão.
A idéia de contrução do CT iniciou durante o ano passado quando o São Francisco, depois de 10 anos voltou ao futebol profissional. Na época tinhamos zagueiro campeão brasileiro, meia campeão paraense, o melhor goleiro do estado, os melhores jogadores da região , uns pagos com dinheiro de patrocinadores e outros com a colaboração de alguns azulinos. Mas não tínhamos Miguel o principal para um clube disputar qualquer competição: um campo de futebol para os treinos, tendo que alugar os campos disponíveis na cidade, ora em um lugar ora em outro. Não tínhamos ônibus do clube para levar e trazer jogadores. Não tínhamos onde alojar jogadores que vieram de fora, tendo assim que pagar altos valores em hotéis ou casa alugada. Não tínhamos refeitório e por isso também pagamos altos valores em restaurantes da cidade. Tivemos muitas dificuldades. Encaramos aquele desafio e cummprimos o que prometemos que foi resgatar o futebol franciscano. Pena que dentro de campo não conseguimos avançar. Seus colegas de profissão em Belém lamentavam na época a saída do clube que melhor se organizou na competição
Temos também, Miguel, que ter um espaço para dar condições às categorias de base para formar jogadores que no futuro podem dar ao clube não só suas vidas em campo, mas também lucros com a venda destes. Sem um CT isso não será possível.
Interessante deixar claro que hoje temos sim jogadores em plena atividade. Nosso time sub 17 está jogando o Campeonato Santareno. Não vamos contratar jogador profissonal agora, já que a Segundinha só começa em Outubro. Até lá vamos trabalhar duro para que o primeiro campo do SF esteja pronto.
A campanha proposta por você em breve conversa ontem ja está acontecendo. A campanha sócio torcedor está em plena atividade e todo recurso dela será empregado no Departamento de Futebol.
Então Miguel a idéia é essa: construir imedatamente um espaço para dar condições e estrutura ao futebol profissional e às categorias de base.
Foi exatamente por falta de estrutura que o atual campeão brasileiro Muricy Ramalho deixou o Fluminense.
Um grande abraço e estamos abertos às sugestões .

Um comentário:

Antenor Pereira Giovannini disse...

Caro Editor

Bruno Moura - grande médico entusiasta pela sua terra e pelo seu time de coração. Fico feliz que as conversas que tivemos a respeito de futebol profissional e principalmente em Santarém, comecem a tomar outro corpo e outro foco em sua visão. Com certeza se trata de uma tarefa árdua em se montar um CT porém, temos que convir que essa estrutura física depois de pronta irá permanecer, poderá ser melhorada, ampliada e ao passo que jogadores de futebol com 30/35 anos já rodados e que vem apenas fechar o ciclo de suas carreiras o dinheiro investido não volta. Futebol profissional nos moldes de hoje passou a ser muito mais do que abnegados diretores, 15 camisas e calções e vontade de jogar futebol. Isso passou. Hoje há uma necessidade extrema de poder manter uma estrutura extra campo com qualidade e que custa caro, uma estrutura fisica para conceder ao atleta condições de jogo e que custa caro, alem de um plantel em condições de competir que custa mais caro ainda. Vale muito pensar num CT. A nossa região com certeza tem muitos Gansos, Giovanis, que poderão ser garimpados e se tornarem antes de tudo homens e depois quem sabe atletas profissionais. E o São Francisco expô-los através de Campeonatos sub-15, sub-18 , sub-20e aí quem sabe ter um plantel para disputar campeonatos profissionais. E pensando mais longe fazer acôrdos com grandes clubes europeus e fazer do CT um centro de formação de atletas devidamente remunerados. Pense grande, pense com os pés no chão e certamente daqui alguns anos o São Francisco irá colher frutos dessa sua ousadia.
Forte abraço