quinta-feira, 24 de março de 2011

Em visita a Manaus, Schwarzenegger defende ambientalismo ‘sexy’

Preocupação com o planeta não pode vir por sentimento de culpa, disse.
Ex-governador confundiu Brasil com México e comentou vídeo de carnaval.

Dennis Barbosa  
Do Globo Natureza, em Manaus - o repórter viajou a convite da Seminars
O ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger defendeu nesta quinta-feira (24), em visita a Manaus (AM), que a ideia de se preocupar com o meio ambiente seja tornada de forma mais “sexy”. O artista está no Brasil para o Fórum Mundial de Sustentabilidade, um evento de discussão de questões ambientais voltado a empresários.


Schwarzenegger alfinetou o Prêmio Nobel da Paz Al Gore ao dizer que a “filosofia Al Gore” de fazer as pessoas se sentirem mal por “andarem num carro grande, usarem uma hidromassagem ou assistirem a uma TV grande de LCD”, gastando muita energia, não traz resultado. O que funciona, disse, é “tornar sexy a ideia de ser verde”. “Temos que apaixonar as pessoas” pelo tema, defendeu.

O ex-governador da Califórnia lamentou que nos EUA republicanos e democratas não cheguem a um consenso para tornar a economia do país mais sustentável. “Estão numa briga sem fim”, queixou-se. Em seguida, destacou medidas ambientais que tomou como governador, como a
aprovação da construção de plantas de energia solar com capacidade de 7 mil megawatts. “A Califórnia está construindo de longe as maiores usinas solares e ponto final”, disse.


‘Delegação mexicana’

Ao pedir aplausos para o ex-governador e atual senador amazonense Eduardo Braga, o “exterminador” cometeu um ato falho, confundindo o Brasil com o México. Ele disse que Braga havia estado nos EUA liderando a “delegação mexicana” num encontro internacional de
governadores, mas prontamente se corrigiu.


arnold (Foto: Dennis Barbosa/ Globo Natureza)Schwarzenegger fala a jornalistas em Manaus, ao lado do diretor de 'Avatar', James Cameron. (Foto: Dennis Barbosa/ Globo Natureza)
 
Schwarzenegger falou a jornalistas ao lado do diretor James Cameron, com quem visitou na quarta-feira (23) o município de Altamira, no Pará, onde será construída a usina de Belo Monte. Ele contou que conversou com índios da região e que teve um “dia muito educativo”. Não chegou a condenar diretamente a megaobra, mas observou que “tem que saber como fazer” para aproveitar a energia proveniente dos rios.
Cameron comentou que o crescimento econômico brasileiro é notável, mas que “se não for sustentável, é uma casa construída na areia”.

Perguntado sobre um vídeo bastante acessado na internet em que ele mostra o carnaval carioca, o ator e político disse que se divertiu muito gravando o material. “Gostei tanto do carnaval e do Rio de Janeiro, que trouxe minha mulher e meu cunhado”, contou. Tentando voltar à temática ambiental, acrescentou que pensou como se poderia absorver a energia de todos aqueles corpos em movimento para abastecer “o mundo todo”.

“Vou dizer ‘hasta la vista, baby’ a todos os problemas com os combustíveis fósseis. E direi eu voltarei (‘I´ll be back’)”, brincou.

Nenhum comentário: