segunda-feira, 21 de março de 2011

Protestos na UFOPA: contraponto


Felipe Bandeira fez um comentário sobre a postagem "Psol e PSTU impedem professor de dar aula magna na...":

Os acadêmicos lutaram por seus diretos. O protesto pacífico foi promovido pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) da própria instituição. A aula magna foi cancelada pela intolerância da coordenação da UFOPA que se negou em escutar as reivindicações dos estudantes e ainda vaiou a atitude crítica dos mesmos, mostrando ínfimo o grau de esclarecimento e compromisso com a Educação em nossa região.
O Ensino Público nunca foi tratado com a devida importância e as falhas no ensino fundamental e médio explodem na educação superior. Parte dos alunos da UFOPA não contam com a estrutura adequada, ficam feito nômades a procura de salas, professores não dispõem de data shows para ministrarem suas aulas, a universidade oferece uma biblioteca defasada. Será que esse protesto não teve realmente fundamento?
Os acadêmicos cansaram de ser tratados como coadjuvantes em uma trama que sempre priorizou a os ricos em detrimento do pobre. O agravante é que parte da imprensa propaga a imagem de desordeiros aos que lutam por seus direitos, tentando reduzir o ato crítico a uma mera atitude de politicagem.

Felipe Bandeira (Acadêmico UFOPA-2011)

3 comentários:

Anônimo disse...

Miguel, essa estudantada não viveu e talvez nem conheça as dificuldades que os jovens de Santarém e outras cidades do Baixo Amazonas enfrentavam da década de 60/70 para ingressarem numa faculdade. Pobres ou ricos eram obrigados a se deslocar para Belém, pois na região não existia nenhuma universidade. Hoje, são muitas, inclusive ´de gratis`, como a UFPA, UEPA e UFOPA. Então, ao invés de fazer bagunça, devem estudar.

Anônimo disse...

Quer dizer que impedir que o magnífico reitor se pronuncie é protesto? Isso é falta de educação, respeito e descência. Quantos acadêmicos 2011 estavam no protesto? Quantos? Apenas pessoas ligadas a partidos políticos e alguns acadêmicos da Ufpa, vaiados, por sinal. Não se deixem ser marionetes de partidos políticos. Protestem, mas com educação e respeito, afinal, são vocês o presente e o futuro do país.

Ingo Ian calouro disse...

Claro que devemos estudar, mas não apenas isso, também devemos reinvindicar nossos direitos, como estrutura e uma Universidade realmente nossa. Eu sou calouro da UFOPA e me preocupo não só comigo, mas com os outros. Não pense que não passamos por dificuldades, sai do meu município para vir estudar em Santarém e fazer faculdade. No discurso da Aula Magna, uma das pessoas presentes na mesa, estavam falando que os municípios "abraçam" a UFOPA. Mas se você for, por exemplo, em Itaituba, você não verá alguém que sabe muito sobre a UFOPA e o seu Modelo Acadêmico. A reitoria da Universidade vem contando mentiras aos estudantes, isso sim é uma verdadeira bagunça.