quarta-feira, 16 de março de 2011

Retomada do Pac/Cosanpa em Santarém vai demorar três meses

Aritana aguiar 
Free lancer

Necessidade de modificações no projeto original durante a execução da obra. Esse foi o motivo da paralisação das obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Cosanpa em Santarém. A informação é do presidente da Companhia Antônio Braga, que visitou a cidade.
"Toda vez que nos deparamos com uma situação como essa, se torna necessário uma reprogramação junto a Caixa Econômica Federal", explicou Braga, assegurando que em até três meses as obras serão retomadas.
Segundo o presidente, na próxima semana, será entregue para a CEF a reprogramação das obras. Existe também uma condição necessária para que elas entrem em funcionamento. "Já tivemos um entendimento com a Caixa em relação a isso e as obras deverão ser reativadas o mais tardar em três meses". 


Braga informa que essa reprogramação representa um novo orçamento e que será bancado pelo governo do Estado do Pará. Essa modificação já está sendo encaminhada para a Caixa até o dia 15 de março. Para ele, a Cosanpa tem o maior interesse que essas obras sejam concluídas para que a sociedade de Santarém seja atendida imediatamente. "Ainda essa semana conversando com o governador (Simão Jatene) ele autorizou que todos os recursos de contrapartida adicionais em função das modificações que a obra está tendo estão garantidos", assegura.
 
As obras do PAC I que estão paralisadas têm um orçamento de 34 milhões de reais. Desse total, R$ 10 milhões já foram executados. Quanto as obras do PAC II, Antônio Braga informa que dentro do cronograma exigido pela Caixa Econômica, o projeto está sendo protocolado até 31 de março . A Caixa tem o prazo de até final de junho para a aprovação e até setembro deve está assinando o contrato do PAC II. É uma obra de 55 milhões de reais, e estará atendendo a parte sul da cidade de Santarém.

 
"Para o PAC II, o projeto irá se manter na forma que está, mas isso não impede, se houver necessidade de alterações e se houver condições técnicas e puder ampliar o atendimento, poderão ser modificados, por enquanto o que está sendo apresentado é este projeto. Estou como presidente da Cosanpa há 35 dias e estou recebendo-o como projeto ideal para atendimento", declarou o presidente. 


Em sua visita a Santarém, Braga fez uma reunião gerencial e tomou conhecimento das características de cada necessidade das cidades da região e também mostrou os projetos para os gestores municipais da Cosanpa.

Nenhum comentário: