quarta-feira, 20 de abril de 2011

Mineradora patrocina restauração de igreja inaugurada há 115 anos em Alter do Chão


Será oficializada na tarde de hoje, em Santarém, o patrocínio da Mineração Rio do Norte (MRN) à restauração da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, que fica localizada na vila de Alter do Chão. O projeto de restauração da igreja é de autoria da Diocese de Santarém e foi aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura, do Governo do Estado do Pará, via Lei Semear. O patrocínio faz parte das ações do Programa de Responsabilidade Social da MRN, que tem a cultura como um de seus pilares de atuação.

De acordo com José Haroldo de Paula, gerente do Departamento de Relações Comunitárias da MRN, o patrocínio representa uma forma da empresa incentivar a preservação do patrimônio histórico da cidade de Santarém.

Construída em estilo colonial português, a igreja de Nossa Senhora da Saúde foi inaugurada em 06 de janeiro de 1896 e mantém até hoje sua arquitetura original e recebe anualmente milhares de visitantes, inclusive grupos de turistas que procuram Alter do Chão em busca de seus atrativos naturais como igarapés e praias de águas verde-azuis do rio Tapajós. O município de Santarém, que teve seu processo de ocupação e expansão decorrente da ação de missionários, conta com sessenta e três igrejas católicas distribuídas em áreas urbanas e rurais, algumas construídas há mais de duzentos anos e que constituem parte importante do patrimônio histórico da cidade.

Em 21 de junho de 2009, a igreja de Nossa Senhora da Saúde de Alter do Chão foi reconhecida como Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém. A igreja é a única construção histórica do balneário de Alter do Chão, distante 34 km do município sede, que mantém seus traços originais do século XIX, inclusive seu altar-mor, de 1925, trabalhado artesanalmente em estilo rococó.  Ela destaca-se ainda por representar o maior patrimônio material da vila de Alter do Chão, onde é realizada há mais de 300 anos a conhecida Festa do Sairé.

O prédio da Igreja inclui a capela central e duas naves laterais, sendo que a capela possui 25 metros de comprimento e 7,97 metros de largura.  A espessura das paredes chega a 40 com. Dividida em suas partes, a capela conta com uma área destinada à concentração do público e outra utilizada pelos dirigentes das atividades religiosas. Na parte superior, encontra-se o espaço destinado ao coro e duas portas originais em madeira com sacadas que têm como vista a praça principal da vila. No lado esquerdo, uma das portas dá acesso a nave que abriga o sino de bronze que pesa 60 Kg.(Fonte: Ascom/MRN)

Nenhum comentário: