quinta-feira, 14 de abril de 2011

UFOPA implanta cursos em Juruti


Uma equipe da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) esteve em Juruti no dia 13 de abril e reuniu-se com o prefeito Henrique Costa, com o vice-prefeito Marco Aurélio Dolzane do Couto e secretários sobre a implantação do campus universitário no Município, principalmente para atender as demandas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), que é um Programa em parceria com o Governo Federal, Estadual e com a Prefeitura, e do processo seletivo de 2012. 

Eles visitaram dependências de algumas escolas como a Escola Américo Pereira Lima, Raimundo de Souza Coelho, Emanuel Salgado e Zelinda Guimarães, além do terreno que a Prefeitura disponibilizou para ser a sede permanente da UFOPA. “Conhecemos o terreno onde será construído prédio da Universidade, mas não podemos esperar a sua construção para iniciarem os trabalhos, por isso visitamos algumas escolas para saber qual delas é a mais adequada para utilizarmos provisoriamente”, afirmou o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Msc. Aldo Gomes Queiroz.

Para o PARFOR são necessários um laboratório multidisciplinar de Biologia, Física e Química e 10 salas. Segundo a coordenadora geral do PARFOR e responsável pela interiorização dos campi da Universidade, professora Terezinha Pacheco, Juruti já é um campus universitário e o que falta é implantar as instalações.

“Sem a parceria com a UFOPA não poderíamos cumprir os compromissos de que traríamos uma universidade pública para Juruti e isso só foi possível graças à política de interiorização de cursos universitários, e nós começamos com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) em 2006 e agora com a criação da UFOPA e implantação do campus em Juruti. Então já uma realidade concreta e nós só temos a comemorar”, frisou o prefeito Henrique Costa.

As primeiras turmas deverão iniciar o período letivo para março ou agosto de 2012, com dois cursos, sendo que um já está definido que é Engenharia de Minas e o outro será discutido com a Prefeitura e Alcoa.(Texto: Ruy Neri)

4 comentários:

Anônimo disse...

E ainda tem gente que acha ruim a UFOPA fazer cursos voltados pro mercado de trabalho da região, dizendo que a Universidade só serve às multinacionais.

【✖Iѵɑɳ Pɑʀá✖】 -{T.V.}® disse...

Isso é muito bom para o povo de Juruti, ter uma universidade pública e federal e ter cursos voltados para a necessidade do município. Sugiro a implantação de cursos de licenciaturas e bacharelados (Biologia, Química, Matemática, Geografia, História, Letras e outros demais cursos...), cursos que despertem interesses no povo jurutiense.

Braga disse...

Prefeito tudo esta muito bem,Juruti está realmente se consagrando uma cidade Universitaria so falta mesmo é um prédio adequado.Vamos lá prefeito vamos fazer inveja e construir logo esse prédio ou equipar um desses que já existem .

kelly lima disse...

isso so vai servir para os professores?
e o restantes dos jovens q qrem estudar?
cm agente faz p se inscrever nesses cursos?