Agentes de viagens, empresários do ramo da hotelaria e da joalheria, jornalistas, artesãos, artistas, promotores de eventos, produtores rurais e outros profissionais ligados à cadeia produtiva do turismo do Pará chegaram ao longo desta terça-feira (12) a São Paulo para participar do 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que será aberto às 11 horas desta quarta-feira (13) e segue até o dia 17, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na capital paulista. O grupo faz parte de um esforço conjunto para levar a força do turismo paraense ao um público aproximado de 100 mil pessoas esperadas para o salão. A coordenação do estande institucional do Pará é da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que leva ao evento seis temáticas: artesanato, gastronomia, manifestações culturais, comercialização de produtos e núcleo de conhecimento, como explica a interlocutora da Paratur, Conceição Silva da Silva. “Ocupamos um estande de mais de 1,2 mil metros onde apresentamos essas temáticas”, diz. O público do 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil vai ter a oportunidade de conhecer um pouco desse Pará, em exposição em um estande que reproduz a Estação das Docas e nos demais espaços promocionais: Feira de Roteiros, Vitrine Brasil, Área de Comercialização, Núcleo de Conhecimento e Rodada de Negócios. Investimentos – O presidente da Paratur, Adenauer Góes, que participa da abertura do evento, explica que a ida do Pará com mais de 100 pessoas credenciadas “faz parte de uma retomada da política de investimentos do governo do Estado, em parceria com o trade, no fortalecimento do turismo paraense”. Nos diversos espaços do Salão o Pará apresenta seus principais roteiros turísticos, que integram os pólos Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. Os três principais roteiros que estão sendo comercializados são “Belém, cultura, fé e natureza”; “Tapajós, Amazônia, selva e história”; e “Amazônia do Marajó”. O Círio de Nazaré, Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, em Belém, Alter-do-Chão (em Santarém) e a força da cultura e da natureza do Marajó são apenas alguns dos atrativos que a equipe que representa o Pará apresenta aos visitantes, agentes de turismo e operadores. Queijo do Marajó, licores, bombons e biscoitos de cupuaçu, bacuri e castanha do Pará são algumas das delícias que poderão ser degustadas no estande da Paratur, onde também será distribuído, literalmente, o cheiro do Pará em sachês. O Espaço Gastronômico é uma opção à parte, onde cada região do Brasil vai apresentar seus sabores. Música – O Pará também vai dar um show de carimbó, com apresentações do grupo de carimbó municipal “Os Andirás”, de Curuçá, município do pólo Amazônia Atlântica, e do grupo de tradições marajoara Cruzeirinho. São mais de 20 artistas mostrando a força da cultura do Pará. No Núcleo de Conhecimento o Pará também vai estar em evidência, com palestra do empresário Carlos Freire, membro da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (Abih), apresentando a temática “Turismo sustentável e infância e as ações preventivas à exploração sexual de crianças e adolescentes”. O Núcleo de Registro e Qualidade (NRQ) da Paratur vai apresentar a palestra “Responsabilidade social e ética no turismo”, que será proferida por Clélia Rosely Coroa, no auditório do Espaço do Profissional, dia 13, às 18 horas. Rosely vai falar das estratégias da Paratur na prevenção dessa violação de direitos nos 144 municípios paraenses através do TSI. Também falará sobre a missão do Pará na execução do Cadastur, cadastro obrigatório dos prestadores e empresas de serviços turísticos. O projeto Tour da Experiência, desenvolvido pelo Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae), será o destaque do Pará na Área de Comercialização. Angel Eventos, Famíglia Sicília, Eco Pousada Miriti, Vitória Régia são algumas das empresas de turismo que vão estar na Área de Comercialização do evento. Neste espaço os empresários colocam na vitrine para agentes de viagens, operadores, guias e demais agenciadores os principais produtos do Pará. Fazem parte desses produtos Belém, Santarém, Alter-do-Chão, Marajó, Salinas, e tantos outros. A novidade desta sexta edição do Salão do Turismo na Rodada de Negócios, encontro entre profissionais do trade, é o espaço aberto para dois segmentos importantes: o de turismo náutico e o LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis), que aos poucos se fortalecem no Pará. (Benigna Soares – Paratur) |
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Comitiva paraense representa o Estado no VI Salão do Turismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário