quarta-feira, 6 de julho de 2011

Contraponto - A coluna semanal de Alailson Muniz


Secretário
O governador Simão Jatene deve convidar seu vice, Helenilson Pontes, para assumir a secretaria de Gestão. A pasta foi criada recentemente após uma reformulação administrativa feita por Simão Jatene na máquina pública. Cinco secretarias especiais foram criadas. Gestão; Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção; Infraestrutura e Logística para o Desenvolvimento Sustentável; Proteção Social; e Promoção Social. Outras duas secretarias foram extintas: a de Governo (Segov) e de Projetos Estratégicos (Sepe).

O retorno
Aliás, Jatene não economizou elogios a Santarém durante a sua passagem por Santarém. Ele disse que pretende levar a sede do governo para outras regiões, mas que voltará a Santarém novamente.

Assédio moral
Uma professora do IESPES (Instituto Esperança de Ensino Superior) deve ser a primeira réu de ação por assédio moral em sala de aula em Santarém. A aluna que vai impetrar a ação diz que foi perseguida e humilhada pela professora durante uma disciplina e que mesmo sem motivos foi reprovada. A estudante já trem a sua disposição várias colegas que vão testemunhar contra a professora. Uma terceira estudante disse à coluna que não é o primeiro caso, mas que muitas estudantes têm medo de processá-la.

São Raimundo
Apesar do clamor da torcida, a diretoria do São Raimundo fecha cada vez mais o São Raimundo. Parece que há interesse de se esconder muita coisa. Enquanto isso, o clube segue sem técnico e rumo para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Uma ação na justiça, impetrada pelo advogado Edibal Cabral, aguarda manifestação das prtes para ser apreciada pelo juiz. Cabral pediu o afastamento da diretoria e a convocação de novas eleições. Nada mais justo.

Prainha
O prefeito Sérgio Pingarilho prometeu levar à justiça as falcatruas que encontrasse deixadas pelo folclórico ex-prefeito Joaquim Nunes. Quem já fez uma devassa pela administração de Pingarilho diz que não são poucas. Mas até o momento, Pingarilho pouco fez.

Prainha II
Aliás, o município de Prainha sofreu nas mãos de Joaquim Nunes. Não pagava funcionários e fornecedores, não cuidava da infraestrutura da cidade e foi alvo de várias ações jurídicas, sendo que a maioria ele não cumpriu. Nunes saiu com um notório patrimônio incompatível com renda que tinha como prefeito.

Réus
Aqueles novos prefeitos que encontraram a prefeitura recheada de irregularidades e não fizeram nenhuma denúncia para punir os culpados e tentar recuperar o dinheiro público surrupiado devem se preparar para o próximo ano: serão réus em processo de improbidade administrativa. Pelo menos isso.

Bons tempos
Foi-se o tempo em que os cardumes de jaraqui passavam pelo Tapajós, em frente à cidade, e os pescadores utilizam suas canoas, movidas a remo e não a rabeta, para estenderem suas redes, sempre assediados pelos botos famintos.

PSM
Parece que a mudança no comando da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) não surtiu os efeitos esperados. O problema da falta de médicos durante os plantões de atendimentos nos finais de semana e nos feriados continuam sendo alvo de reclamações da população que procura atendimento. O feriado de Corpus Christi, que foi contíguo ao aniversário de Santarém, foi um desses períodos conturbados para quem buscou ajuda médica junto ao Pronto Socorro Municipal (PSM). "Fiquei três horas esperando atendimento e não tinha médico. É brincar com a saúde do trabalhador. Se eu procuro é porque preciso", reclamou a dona de casa Maria das Graças, que procurou atendimento sentido dores no corpo.

PSM II
Recentemente, os diversos problemas que acompanham os atendimentos no PSM pressionaram a prefeita Maria do Carmo a pedir o comando da Semsa do PMDB, partido de sua base aliada, e trazê-lo de volta para o ninho petista. O médico Emanuel Silva, que teve passagem conturbada pela pasta em ocasião anterior, foi quem assumiu a Secretaria. O objetivo era dar um choque de gestão e amenizar os problemas de olho nas eleições de 2012.

PSM III
A principal justificativa da prefeitura municipal em relação à falta de médico no PSM tem sido a carência de profissionais no mercado para contratação. No entanto, o Ministério Público Estadual não tem aceitado essa desculpa. O órgão ministerial já instaurou vários procedimentos em relação às reclamações e à falta de médico naquela unidade de saúde. Várias visitas também já foram feitas pelos promotores de justiça. Em uma dessas visitas, a diretora geral da unidade de saúde à época chegou a ser presa por omissão de socorro.

Nenhum comentário: