terça-feira, 19 de julho de 2011

Emater resgata sistema de crédito rural em Prainha


O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em Prainha, no oeste do estado, está trabalhando para reestruturar o sistema de crédito rural para a agricultura familiar do município, em que é alta a taxa de inadimplência quanto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O endividamento dos agricultores de Prainha, um problema crônico nos últimos anos, inclusive tem bloqueado a liberação de novos projetos pelo Banco da Amazônia e Banco do Brasil. Por ora, só está permitida a renovação de contratos.

“Houve projetos mal direcionados, que não alcançaram um nível, digamos que sustentável; campanhas estranhas de alguns grupos, que espalhavam erroneamente que crédito rural seria ‘a fundo perdido’, e ainda uma mentalidade empresarial deficiente dos próprios agricultores, que não entenderam que crédito não é bem um direito, mas um merecimento”, explica o engenheiro agrônomo da Emater Sérgio Mieli.

Para solucionar a questão, desde o começo do ano a Emater tem realizado reuniões periódicas, tanto com os agentes financeiros, quanto com as comunidades. A proposta é esclarecer aos agricultores sobre a necessidade de seriedade no cumprimento das obrigações bancárias e intermediar um espaço de renegociação de dívidas. A expectativa é que, até o fim do ano, os agricultores de Prainha voltem a ter novos projetos financiados. São mais de 900 famílias atendidas pela Emater, cujas principais atividades são pecuária mista e pesca artesanal.
(Texto: Aline Miranda - Ascom Emater)

Nenhum comentário: