quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Além de Miritituba, Santana(AP) concorre com porto de Santarém para exportação de grãos


Sob o título, 'Porto de Santana: alternativa de desenvolvimento para Sorriso', Antenor Giovaninni faz um alerta sobre a tentativa de esvaziamento do porto de Santarém.(leia matéria abaixo)

Primeiro foi a notícia de que a Cargill poderia optar por utilizar o sistema de embarque em barcaças, em Miritituba, da soja que virá pela Br-163, desde o centro-oeste.

Agora, essa notícia do interesse dos empresários de Sorriso(MT), grande produtor de grãos, pelo porto de Santana, no Amapá.

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O vice-prefeito de Sorriso, Wanderley Paulo, recebeu a visita do presidente da Companhia Docas de Santana, Riano Valente Freire, da presidente do Conselho Administrativo Portuário, Isameire Cunha, e dos empresários Luiz Antonio Pagot e Cláudio Zancanaro.

O grupo apresentou o Projeto Porto na Ilha de Santana, que representa uma parceria entre os municípios de Sorriso e Amapá.
Além do vice-prefeito, estavam presentes os secretários Marcio Kuhn, Emiliano Preima, Ari Lafin e Márcio Timóteo que ouviram dos empresários o interesse em viabilizar o escoamento da safra pela BR -163, saída Norte.

De acordo com o projeto, com a implantação da parceria, Sorriso e os municípios vizinhos teriam muito a ganhar, pois diminuiriam a distancia para escoar a produção, reduzindo custos e tornando o produto ainda mais competitivo.

A construção do Porto de Santana foi iniciada em 1980, com a finalidade original de atender à movimentação de mercadorias por via fluvial, transportadas para o Estado do Amapá e para a Ilha de Marajó.

Todavia, pela sua posição geográfica privilegiada, tornou-se uma das principais rotas marítimas de navegação, permitindo conexão com portos de outros continentes, além da proximidade com o Caribe, Estados Unidos e União Européia, servindo como porta de entrada e saída da região amazônica.

O Porto de Santana está localizado há cerca de 1000 km de Sorriso, sendo a metade da distancia hoje percorrida até o Porto de Santos.

Isso significaria uma redução no custo do frete e no valor final do produto.
A previsão é que mais de 2 milhões de toneladas, das 8 milhões escoadas anualmente pela BR-364, seja levada ao Amapá. Isso significa cerca de 105 mil carretas indo e voltando anualmente de Sorriso ao Porto.

O vice-prefeito disse que a Administração Municipal está aberta à negociações para que a parceria seja firmada. “Estamos à disposição para buscar mais parceiros para que este projeto saia do papel. Graças a alguns empresários de Sorriso que foram atrás dessa alternativa de escoamento é que o município poderá sofrer um processo de desenvolvimento ainda maior nos próximos anos. Vejo esse projeto como um estímulo para a busca de novas alternativas econômicas e ainda um aumento no volume de produção do nosso município”, afirmou Wanderley. 

Nota do Blog do Antenor: Algum tempo atrás rabisquei que a fila estava andando no quesito de foco das empresas em procurar alternativas para escoamento da safra do Centro-Oeste quando sempre Santarém se destacou como primeiríssima opção. Diante da demora de desenrolar o imbróglio da Cargill e lá se vão 10 anos, com certeza as empresas não ficam esperando uma definição e elas vão atrás de novas opções. Agora já aparece Porto de Santana.  Acorda Santarém.

2 comentários:

Editores disse...

Antenor

O que está acontecendo já era previsto e não adianta agora ficar dizendo que estão tentando prejudicar Santarém.

Quem condenou Santarém ao atraso e ao subdesenvolvimento foram as organizações não governamentais e o Ministério Público Federal, que atuaram deliberadamente contra os interesses estratégicos de Santarém.

Estava claro que governos e empresas buscariam outras soluções, e acharam uma até mais barata, que é o entreposto portuário em Miritituba. Este bonde da história passou e Santarém perdeu, Miritutuba e Itaituba vai desenvolver bem mais agora.

Quem acha que produção de grãos não gera desenvolvimento, basta olhar os números do PIB de Santarém ds últimos dez anos, assim como evolução do IDH.

Abraço,
Paulo Leandro Leal

Anônimo disse...

Caros, tem alguma informação desencontrada na materia: Sorriso ficar a cerca de 1.000 de porto de Santana,, fora da realidade... o acesso rodoviario de Sorriso à Santana da mesma forma, logistica seria muito complicada, por qual Rodoia seria, e certamente o custo desse transporte seria bemmais caro que já embarcar fluvial em Miritituba... ´ebom analisar a informação.
Abs, Emerson Brito