quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Receptivo da Paratur dá as boas vindas aos turistas do Círio


Belém- Uma missa celebrada pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, com a presença da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, marcou a abertura do receptivo especial dos turistas do Círio. Realizado no Aeroporto Internacional de Belém pela Infraero e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), esse ritual de boas vindas àqueles que participam da quadra nazarena já acontece desde 2006. Adenauer Góes, presidente da Paratur, participou da cerimônia ao lado do superintendente regional da Infraero, Paulo Roberto Pereira da Costa.
 
“Este receptivo, com grupos de carimbó, distribuição de material promocional, cheiro do Pará e outros produtos, já faz parte da tradição do Círio. É essa parceria com a Infraero é excelente, porque o aeroporto acaba sendo a porta de entrada principal para os turistas que vem a Belém por ocasião do Círio de Nazaré. Nada mais justo que esta visita da Imagem Peregrina, pois assim Nossa Senhora de Nazaré pode abençoar os turistas já em sua chegada”, disse Adenauer, antecipando que a estimativa para este ano é de 73 mil turistas durante as festividades.
 
Alexandra Ferreira veio de Jundiaí, em São Paulo, para uma missão de trabalho em Belém e gostou da forma carinhosa como os paraenses recebem os turistas no Círio. “No avião uma paraense que veio do meu lado falou que a cidade está em festa e que no aeroporto já tinha um clima de Círio. Gostei muito do que vi. Um jeito amistoso de receber a gente”, elogiou.
 
Quem também elogiou a iniciativa da Paratur, que selecionou mais de vinte grupos de carimbó para o receptivo no Aeroporto Internacional de Belém e no Terminal Rodoviário, foi o aposentado Benício Leão. Natural de Belém, ele mora há duas décadas em Atlanta (EUA), de onde vem todos os anos especialmente para o Círio. “Venho todos os anos e mais uma vez fiquei surpreso com a forma como o paraense recebe os romeiros e turistas. Estão todos de parabéns”, disse Benício.
 
Melhor do que apreciar as manifestações culturais e as iniciativas de bem atender o turista é fazer parte desse processo. “Fico orgulhosa de poder estar aqui, expressando a nossa cultura. E o Círio faz parte dessa cultura", disse a dançarina de carimbó Irondina dos Reis, 26 anos, que faz parte do grupo Expressões Culturais Urapuru.
 
O receptivo no aeroporto de Belém, organizado pelo gerente de Eventos Nacionais da Paratur, Carlos Figueira, se repetirá por 24 horas até o fim da semana do Círio. No terminal rodoviário será de 8h às 20 horas, com funcionamento do Posto de Informações Turísticas da Paratur nos dois espaços.(Benigna Soares - Ascom/Paratur)

Nenhum comentário: