quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cemitérios superlotados em Santarém



Os dois cemiterios centrais de Santarém há muitos anos estão superlotados. Os cemitérios de Nossa Senhora dos Mártires e São João Batista já não recebem novos sepultamentos a não ser de pessoas cujas famílias adquiriram jazigos no local. O cemitério do Cambuquira foi  interditado pelo Ministério Público e o cemitério do Mararu está aberto apenas para visitação. Sua capacidade já foi estourada e sua ampliação, segundo a prefeitura de Santarém,ainda depende da liberação de um terreno ao lado do atual.

Nos cemitérios de Nossa Senhora dos Mártires e São João Batista estão sepultados cerca de 420 mil corpos, entre adultos e crianças.

No cemitério dos Mártires estão sepultados personalidades do município. Há mausololéus que são verdadeiras obras de artes, com peças esculpidas em mármore italiano. São estatuetas e imagens de santos que onarmentam as sepulturas, entre outros,  do Barão de Santarém, Miguel Pinto Guimarães e da baronesa Maria Luiza Guimarães, personalidades marcantes do período do império. 

Esses mausoléus retratam a importância que essas famílias tinham para a sociedade daquela época. As estátuas, por exemplo, foram importadas de Portugal, mas lgumas já se encontram deterioradas por causa da ação do tempo.



Um comentário:

Padre Sidney Canto disse...

Caro Miguel,
Salvo engano de minha memória, existe uma lei (ou portaria) municipal do ano de 1919 (ou proximo a ele) que IMPEDIA A REALIZAÇÃO DE NOVOS SEPULTAMENTOS no cemitério Nossa Senhora dos Martires, exceto nos jazigos já existentes.
Parece que ela ficou como outras, apenas no papel.
Quanto às obras de arte, a falta de um Instituto Historico ou da ação de orgaos como o IPHAM pode nos levar a perder boa parte dessas reliquias.
Esperamos que isso não aconteça!
Saudações...