quarta-feira, 18 de abril de 2012

Insegurança ronda penitenciária em Santarém e deputado quer aumento de efetivo de agentes da Susipe


O deputado Nélio Aguiar voltou a denunciar, nesta terça-feira, 17 a insegurança que ronda o Centro de Recuperação Silvio Hall de Moura (Cucurunã), em Santarém, durante a arguição do superintendente do Sistema Penal (Susipe), coronel André Luiz Almeida no plenário da Assembléia Legislativa (Alepa). 

O parlamentar disse que  hoje há apenas 54 agentes prisionais para cobrir todos os 583 presos. “Há a necessidade de 15 agentes prisionais por turno para fazer a segurança, mas só há cinco, o que deixa o nosso sistema muito vulnerável e suscetível até a motins e rebeliões”, alertou. A superlotação foi outro problema denunciado pelo deputado Nélio Aguiar. 

A penitenciária de Cucurunã tem capacidade para abrigar 360 detentos, mas hoje tem uma população carcerária de quase 600 detentos. “”Em nome da nossa preocupação com relação à segurança da população santarena dei entrada hoje (17) a uma moção solicitando ao governador Simão Jatene, que autorize  em regime de urgência a contratação de agentes prisionais  para auxiliar na segurança daquela casa penal”, solicita.

O parlamentar voltou a lembrar que recentemente a Alepa aprovou a realização de concurso público para a Policia Militar, Corpo de Bombeiros e  da Policia Civil, ficando de fora somente o a Superintendência do Sistema Penal (Susipe). “ No final do ano passado foi autorizado a contratação de 60 novos agentes, sendo 15 Altamira, 15 Itaituba, 10 Abaetutuba, 10 Paragominas e 10 Marabá, mas nenhum para Santarém", questionou deputado Nélio Aguiar.(Texto: Kátia Aguiar)

Um comentário:

Anônimo disse...

Deputado, é preciso agilizar os concursos. Principalmente o da PM, que depende da Alepa, já que é preciso ser aprovada a nova lei de ingresso antes da publicação do edital.