quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Enfim, o julgamento do Mensalão!


- O escândalo do mensalão, desbaratado em 2005 pela CPMI dos Correios, será levado a plenário pelos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira. Após sete anos de investigação, finalmente o julgamento da maior quadrilha montada no coração do Palácio do Planalto será iniciado.  

- Em memorial enviado recentemente aos ministros do STF, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, nomeia o mensalão como “o mais atrevido” e escandaloso esquema de corrupção flagrado no Brasil.

- Nas palavras de Gurgel, “sob o firme comando de José Dirceu”, a quadrilha se especializou em desviar dinheiro público e comprar apoio político, com o objetivo claro de unir forças para garantir a perpetuação do projeto de poder do PT.

- Nunca o Supremo se debruçou com um processo tão grande e ardiloso. A ação tem 50 mil páginas, 38 réus e 600 testemunhas. Ao todo, estima-se que o julgamento consumirá aproximadamente 90 horas em mais de 15 sessões do plenário.

- Os 38 réus, entre eles José Dirceu, José Genuíno e Delúbio Soares, respondem por crimes como lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva.

  • Conheça as acusações contra cada um dos réus: http://migre.me/a7mtP
- As provas de que o mensalão existiu são contundentes. Através de um substancioso e detalhado conjunto de dados, compilados por peritos oficiais e investigadores da Polícia Federal e do Tribunal de Contas da União, foi constatado que o esquema do valerioduto irrigou os cofres do PT e aliados com cerca de R$ 101,6 milhões.

  • Confira o levantamento detalhado do Jornal O GLOBO: http://migre.me/a7wA3
- Mas esse montante de dinheiro desviado poderá ser bem maior. Somados os empréstimos bancários e os valores que teriam sido surrupiados do setor público, a Procuradoria-Geral da República calcula em R$ 141 milhões o valor consumido pelo mensalão em cerca de dois anos.

- O PT e aliados tentam contornar o problema do caixa 2 com o argumento torto de que esse modelo alternativo de financiamento é praxe no Brasil.  Muitos deputados pegos com a mão no valerioduto argumentam que o dinheiro serviria somente para pagar dívidas de campanha, como se nada fosse ilícito ou irregular.

- O desespero é tão grande que, nas últimas semanas, o ex-ministro José Dirceu fez encontros com diversos “movimentos sociais”, como a CUT e a UNE, para ativar um movimento de rua em defesa dos mensaleiros.

- Mas, afinal, se o mensalão não existiu, por que o então presidente Lula, na época, foi à televisão e pediu, em rede nacional, desculpas pela ação dos dirigentes partidários?

- Em agosto de 2005, Lula declarou aos brasileiros: “Quero dizer a vocês, com toda a franqueza, eu me sinto traído. O PT tem que pedir desculpas. O governo, onde errou, tem que pedir desculpas. Porque o povo brasileiro [...] não pode, em momento algum, estar satisfeito com a situação que o nosso país está vivendo”.

- A imagem do ex-presidente Lula certamente sairá chamuscada de todo o processo. O advogado de defesa do ex-deputado Roberto Jefferson, Luiz Barbosa, disse à imprensa que sustentará a tese de que Lula “ordenou” o mensalão.

- Em entrevista ao O GLOBO, o ex-procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, diz que há fatos contundentes para punir os réus. “Diante do período em que ofereci a denúncia, tinham provas contundentes lá. Sobre muitas coisas, eram provas, não eram apenas indícios, que foram corroboradas depois com laudos periciais”, disse.

- O julgamento do Mensalão, com certeza, irá moldar as instituições brasileiras. “No pano de fundo do julgamento do mensalão estão a democracia e o respeito à Constituição. E, por isso mesmo, a própria consolidação do papel vital do Supremo na estabilização institucional do Brasil”, afirmou o editorial do jornal O GLOBO do último domingo.

- “É um julgamento que pode marcar a história. Eu tenho muita confiança que o Supremo (Tribunal Federal) mostrará que as instituições no Brasil valem”, disse em vídeo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. 

Assista: http://migre.me/a7w4R

  • Mas ainda tem uma pendência: será que o ministro Dias Toffoli vai se declarar impedido de participar do julgamento? Toffoli foi assessor jurídico do PT por bastante tempo, e sua atual companheira já advogou para dois réus.  
- A leniência excessiva com que Lula tratou os mensaleiros, infelizmente, impediu que os inúmeros escândalos de seu governo caminhassem pelo rito natural, que vai da denúncia à apuração até desaguar nas eventuais punições.

- Os milhões de brasileiros que pagam impostos esperam que o Supremo adote uma posição firme e faça um julgamento rigoroso do mensalão, a fim de que se estabeleça uma marca histórica contra a impunidade e a corrupção que assola o Brasil.

Nenhum comentário: