segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Conta tudo que sabe, Valério!



 Operador do mensalão, o empresário Marcos Valério é um jogador. Parece ser capaz de qualquer coisa para se dar bem no final. Agora luta para não sair muito mal da história.

Condenado a quarenta anos de prisão resolveu falar mais uma vez ao Ministério Público. E disse coisas bastante graves: que o ex-presidente Lula foi chantageado por criminosos envolvidos com o assassinato do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, em 2002.

Marcos Valério disse também que tinha detalhes comprometedores sobre a participação do ex-ministro Antonio Palocci na arrecadação de recursos para o caixa do PT e informações sobre a origem do R$ 1,7 milhão apreendidos pela Polícia Federal no escândalo do dossiê dos aloprados, durante a campanha eleitoral de 2006.

·        Na revista Veja: http://migre.me/bzFgX

Chama-se Ronan Maria Pinto a pessoa acusada de chantagear Lula, e também o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho no caso do assassinato de Celso Daniel. Renan é apontado pelo Ministério Público como integrante de um esquema de cobrança de propina na prefeitura da cidade do ABC paulista.

De acordo com a revista Veja, Valério foi procurado por petistas para pagar o dinheiro da chantagem, mas teria se recusado a colaborar. Segundo ele, quem teria ficado com a missão seria um amigo pessoal de Lula, que utilizou um banco não citado no mensalão.

No depoimento, o empresário ainda mencionou outras remessas de recursos para o exterior, além das que foram feitas para o publicitário Duda Mendonça, que trabalhou na campanha de Lula em 2002 e foi absolvido pelo Supremo no processo do mensalão.

A essas novas declarações de Valério ao Ministério Público é preciso somar a acusação feita em setembro pelo empresário de que o maior comandante do mensalão teria sido o ex-presidente Lula. "Só não sobrou para o Lula porque eu, o Delúbio e o Zé (Dirceu) não falamos. Lula era o chefe", teria afirmado a Valério.

Outra pessoa que lançou a tese de que o ex-presidente do PT, José Genoíno, e José Dirceu agiram para proteger Lula foi a própria ex-esposa do ministro. “Eles estão pagando pelo Lula. Ou você acha que o Lula não sabia das coisas, se é que houve alguma coisa errada?”, afirmou a primeira mulher de Dirceu, Clara Becker.

·        No portal Terra: http://migre.me/bzIE9

O depoimento de Valério à Procuradoria foi dado na tentativa de conseguir uma delação premiada, mecanismo jurídico no qual alguém que é investigado pode se beneficiar colaborando com a Justiça. O empresário também pediu proteção policial.      Os ministros do STF já estudam a possibilidade de reduzir a pena de Valério.

Hoje no Estadão: http://migre.me/bAsMH

Frente a mais essas revelações os petistas responderam com o de sempre: desqualificaram o empresário. Disseram que se tratam de manobras de uma pessoa desesperada com a perspectiva de ficar tantos anos atrás das grades.

Mas independente de que esteja falando a verdade ou mentira, algo é certo: ninguém melhor do que Marcos Valério para esclarecer o que exatamente ocorreu nesse ainda obscuro escândalo de corrupção analisado nos últimos três meses pelo Supremo Tribunal Federal.

O contra-ataque cínico que os petistas fazem contra quem quer esclarecimentos sobre essa série de crimes é dizer que esse pedido de mais investigações não tem o respaldo das urnas. Além de, no fundo, considerar o eleitor como conivente com o desvio de dinheiro público, o PT considera que a aprovação popular limpa a barra de políticos que tem contras a prestar na justiça. É uma distorção crassa.

A democracia moderna não é apenas a vontade do povo simplesmente. É a vontade do povo mediada pelas leis e instituições. E caso haja algum conflito, prevalecem as leis. A função das instituições é, entre outras, proteger os derrotados nas urnas de eventuais tiranias da maioria e os mais fracos da tirania das minorias fortes.

Conte tudo o que sabe, Marcos Valério!
(Rede Democratas)

Um comentário:

Josué Monteiro disse...

STF PASSOU O BRASIL A LIMPO
O resultado do julgamento do Mensalão, produzido pelos Ministros do Superior Tribunal de Justiça, foi um e verdadeiro exemplo de Democracia Republicana. Os réus, ligados a esse sistema de desgoverno pelas suas atitudes de corrupção e envolvimento com ex-presidente Lula, imaginavam que o “pai” da criação do mensalão teria condições de livra-los da sentença que foi tão bem aplicada pelos Ministros do Supremo Tribunal de Justiça. Atitude tomada por pessoas que resolveram passar este país a limpo.
Lamentamos que o ex-presidente Lula tenha ficado de fora deste julgamento, visto ser ele o maior articulador de tudo que ocorreu. Lula, em uma entrevista mirabolante em Paris, que foi transmitida pela Rede Globo, confessou que o dinheiro que estavam chamando de Mensalão era resto de caixa dois feito pelo partido do PT. Acrescentou dizendo que isso no Brasil era comum porque todos os partidos faziam. Por si só, essa confissão em qualquer país de primeiro mundo o levaria a perder o mandato. Caixa dois é crime eleitoral, também no Brasil.
Agora a choradeira é grande. Os criminosos passaram de corruptos a vitima da imprensa e de perseguição política da oposição. O José Dirceu, com um passado de guerrilheiro a falsificador ideológico, chegou ao absurdo de mudar o nome e viver no Brasil de maneira criminosa. Casou com o falso nome deixando sua esposa enganada por vários anos. Nada melhor que um dia após outro. Mas, de um partido que tem uma história feita por pessoas com um passado comprometido com o governo de extrema esquerda como o de Fidel Castro não poderia se esperar outra coisa. Agora vão ter que “pagar” pelos crimes que cometeram.
É verdade! - Isso é só o começo. Ainda falta trazer a tona vários crimes para serem julgados e os seus mentores. A turma dos aloprados do lixão de Ribeirão Preto, o crime do Prefeito Celso Daniel de São Caetano, a máfia da Sanguessuga, a turma dos dólares na cueca, a quadrilha de Carlinhos Cachoeira, os participantes do mensalinho dos Democratas e tantos outros que foram abafados em todo o nosso País. Aqui no Pará, temos a certeza que os eleitores começaram a fazer uso do Voto com sabedoria. O PT, partido do mensalão, foi rejeitado pelo voto consciente do eleitor comprometido com a verdade.
A maior realidade de tudo que temos assistido é que nada acontece sem uma causa destruída definida. O PT só esta no poder porque o PMDB consentiu ser as muletas para que eles chegassem lá. A Presidenta Dilma, preocupada com os fatos que aconteceram nas últimas eleições já esta afagando a turma do PMDB, juntamente com os do PSB para permanecerem como trampolim para sua reeleição. Ela sabe que sem as muletas do grande, porém, nanico partido PMDB, ela não emplaca em 2014. Chamamos o PMDB de nanico por causa da sua atitude de não ter coragem em apresentar um candidato à presidência da Republica. Os seus caciques preferem viver a sombra da Viúva. Isso é uma vergonha!
O Grande crescimento do PSB em todo Brasil é um sinal de que nas próximas eleições teremos boas surpresas em todo país. Para isso o Sr. Eduardo Campos deve sair da mira da dona Dilma e começar já a construir uma nova liderança política nacional. Não há necessidade de humilhar-se ao desejo de quem quer que seja. Os grandes liderem nascem nas horas de dificuldades. Liderança deve ser construída passo a passo e não imposta por vontade de um sistema político comprometido com o fisiologismo do toma lá, dá cá. O tempo é de brigadeiro e o vento sopra a favor do PSB, só resta ir para frente sem medo de errar. Nas próximas eleições vamos usar o voto para completar a limpeza do nosso Brasil.